Não é novidade alguma a rapidez com que o mercado de trabalho se transforma a cada dia. Graças aos avanços da era digital e das constantes inovações em todos os setores do comércio e da indústria, não só o trabalho vem sendo facilitado, mas novos cargos também são criados. E se você está pensando na sua carreira profissional, deve ficar antenado em tudo que pode acontecer no mundo corporativo.

Leia mais: As profissões que mais crescem no Brasil.

A Prepara separou cinco das principais tendências que vão mudar a vida dos profissionais no mercado de trabalho do futuro para você começar a se preparar desde já. Veja a seguir:

Novas maneiras de desempenhar velhas funções

Estima-se que até o ano de 2030, a era da automatização estará cada vez mais consolidada e será cada vez mais necessária para agilizar diversos processos. Mas isso não significa que a atividade humana será totalmente invalidada.

Segundo Gijs Van Delft, CEO da PageGroup Brasil, uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, a criatividade e a capacidade social são dois grandes operantes que os sistemas de informação não possuem, e que são necessários para gerir projetos com empatia e inteligência emocional.

Isso quer dizer que é essencial você começar desde já a aprimorar sua curiosidade e sua capacidade de se atualizar constantemente, para que no futuro consiga desempenhar as tarefas exclusivamente humanas e se destacar entre outros candidatos.

Leia mais: 5 habilidades que você precisa ter para conseguir um bom emprego.

Tchau tchau, escritório!

Se antes era comum cumprir a jornada de trabalho em um escritório fechado, hoje a realidade é outra. As pessoas estão buscando por formatos mais livres de trabalho, e um exemplo disso são os chamados coworkings, que são ambientes mais descolados e que podem ser compartilhados por diferentes profissionais das mais diversas áreas.

Normalmente ele é mais frequentado por freelancers, pessoas que trabalham sem vínculo empregatício definitivo e operam conforme suas demandas e necessidades, podendo atender vários clientes de uma vez. Quem trabalha remotamente também pode usufruir dos espaços criativos e colaborativos dos coworkings, incentivando cada vez mais a criatividade e a interação de suas equipes em novos ares além do tradicional.

Candidatura moderna

Os aplicativos e redes sociais dedicados especificamente ao mercado de trabalho, como o LinkedIn, estão sempre em crescimento. Essa forma de se relacionar com as empresas está cada vez mais presente, fazendo com que seja muito mais fácil se conectar a elas. Essa evolução também impactou a forma de se candidatar a uma vaga de emprego. No futuro, as seleções de candidatos deverão ser totalmente on-line, sendo feitas apenas por plataformas especializadas contidas até no seu próprio smartphone.

Leia mais: Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Aumento da diversidade

A promoção da diversidade entre as equipes será cada vez mais buscada nas empresas do futuro. Além de investir no respeito e na ética na sociedade, investir na diversidade também traz bons resultados para a própria empresa.  Aproximar pessoas de diferentes idades, raças, religiões, gêneros e culturas faz com que os funcionários aprendam a lidar com as diferenças e a conhecer outros pontos de vista, fazendo com que eles desenvolvam novas habilidades de relacionamento e de execução do trabalho. O futuro demanda colaboração, e estereótipos já não importam tanto.

Modelos de negócios mais fáceis

“Facilitar” é a palavra que pode definir vários processos no futuro. Se você já experimentou pedir um carro pelo Uber ou se hospedou em algum hotel pelo Booking, você fez uso de uma economia compartilhada, gerada por empresas que usam a descomplicação como lema de trabalho.

Modelos de negócios que ligam pessoas a dispositivos, produtos e serviços, estão transformando a forma de se trabalhar no mundo, fazendo uso da tecnologia como mão de obra. Para se destacar nesse cenário, é importante ter a inovação e a criatividade como pontos fortes, além de se atualizar constantemente com as necessidades dos consumidores modernos.

As mudanças vão continuar acontecendo e reformulando todos os setores do mercado de trabalho.  E você, o que está fazendo hoje para acompanhar a transformação do mercado? Comece agora mesmo a se preparar para o futuro e conheça nossos cursos!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!