Inspirada pelo mundo da ficção científica, a imaginação dos interessados pelo universo da robótica faz pensar que ao longo de um curso na área o aluno irá aprender a montar engenhocas mecânicas e gadgets curiosos, tornando-se capaz de criar robôs autônomos e multitarefas. Se essa é a imagem que você tem sobre a robótica, nós temos uma boa notícia. A verdade é que sua imaginação não está tão errada assim! :) Para solucionar as suas dúvidas, a Prepara Cursos explica o que os alunos aprendem ao longo de um curso na área. Confira!

Aprendendo robótica

Além de aprender a lidar com a linguagem de códigos e dominar seus fundamentos, os alunos de robótica trabalham com os mais diversos mecanismos e criam uma série de pequenos robôs automatizados do zero. O interessante é que o curso permite a materialização dos conhecimentos, ou seja, o aluno pode desenvolver a ciência e testar suas ideias na prática. Para isso, é necessário estudar os conceitos de mecânica, entendo o comportamento dos sistemas, seu equilíbrio e movimentos, e também de eletrônica, aprendendo a usar circuitos e componentes para armazenar e transmitir informações.

E para colocar os robôs e máquinas em funcionamento, os alunos ainda têm contato com os fundamentos da programação, linguagem de códigos que permite o desenvolvimento de programas específicos para que os robôs realizem as ações desejadas. Em muitas escolas, os estudantes aprendem e praticam os conceitos de automação com o Arduino, uma placa open-source que vem conquistando o mundo e pode ser a base para projetos criativos e ousados.

Além do conhecimento técnico

O curso de robótica também traz consigo conhecimentos e habilidades que vão além do aprendizado de conceitos técnicos. O desafio de criar robôs e escrever códigos proporciona, sobretudo, o desenvolvimento do raciocínio lógico, já que as atividades práticas instigam os alunos e os colocam diante de situações-problema. A flexibilidade ainda se faz presente nos momentos em que é necessário solucionar falhas nos projetos, fator que também leva ao exercício da disciplina e da paciência.

A criatividade é outro ganho pessoal interessante, assim como o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao trabalho em grupo e à cooperação. Também é notável a influência que o curso de robótica tem sobre a melhora das habilidades motoras, característica que é reflexo do contato com situações do it yourself, e também sobre o aperfeiçoamento da escrita e o relacionamento com as linguagens, já que o aprendizado da programação estimula a coesão e a objetividade com a tarefa de materializar ideias no papel.

Curtiu o curso?

E aí, está pensando em desbravar o universo da robótica e da programação? Então a Prepara Cursos tem novidades para você! Aqui, você encontra um novo curso, capaz de proporcionar os conhecimentos fundamentais para a sua atuação em uma das áreas que mais crescem atualmente. Com aulas práticas e conteúdo explorado de maneira personalizada, você irá dominar os fundamentos da mecânica, da elétrica e da programação ao longo das 148 horas do curso.

Venha para a Prepara Cursos!

Para se dar bem no futuro, é essencial começar desde agora. Então conheça as qualificações da Prepara Cursos e #partiusucesso!