Provavelmente, você já ouviu muitos professores afirmarem que o ato de anotar as explicações em sala de aula é extremamente importante. Apesar de ser uma técnica muito simples, as anotações são de fato uma contribuição importante para o processo de aprendizagem. Nesse post, nós explicamos para você o porquê. Acompanhe!

Como as anotações funcionam?

Anotar todas as explicações que o professor dá ao longo de uma única aula é muito complicado, não é mesmo? São muitas informações em sequência, e por vezes é difícil anotar no mesmo ritmo em que elas são expostas. Diante desse dilema, é natural que nosso cérebro preste atenção naquilo que está sendo dito, filtre esse conteúdo e rapidamente selecione o que considera importante.

É nessa dinâmica que está o segredo. As anotações trazem benefícios para o processo de aprendizagem ao exercitar a síntese das novas informações. Quando assistimos à aula, prestamos atenção nas explicações, compreendemos aquilo que o professor diz, absorvemos o significado e decodificamos aquela linguagem com as nossas palavras, anotando-as no caderno.

Como consequência, o aluno coloca no papel tudo aquilo que o seu cérebro considera fundamental para compreender um determinado conteúdo. Ainda, esse esforço para manter a concentração evita divagações e garante que você irá se lembrar de tudo quando for estudar.

Quais são os benefícios?

Seguindo essa ideia, podemos dizer que as anotações são, na verdade, uma estruturação visual para a memória e para a construção de novos conhecimentos. Ao lê-las depois da aula, o aluno será capaz de resgatar a explicação que estava sendo feita pelo professor, relembrando os exemplos e os conceitos mais importantes dentro daquele tema.

O resultado é que os alunos que cultivam o hábito de anotar as explicações têm uma facilidade muito maior para recordar o que foi abordado durante a aula - o que significa maior clareza para completar as tarefas de casa e melhor desempenho nas provas.

Dicas para anotações eficientes

Prestar atenção na explicação do professor e anotar o conteúdo ao mesmo tempo pode ser desafiador! No entanto, alguns métodos interessantes podem ajudar você a pegar o jeito e organizar seu material de estudo. Entenda!

Encontre um método apropriado para você

As anotações são um sistema extremamente pessoal e individual. Portanto, concentre-se em entender qual a melhor maneira de acompanhar as aulas para você. Alguns alunos preferem anotar palavras-chave, enquanto outros preferem anotar frases curtas na estrutura de um diagrama, por exemplo.

Mantenha suas anotações organizadas

Ao início de cada aula, anote a data em um espaço visível da folha. O mesmo vale para os títulos dos conteúdos, dando destaque ao tema que será abordado com tamanho maior ou cores diferentes. Apesar de soarem simples, esses detalhes irão ajudar você a percorrer suas anotações com maior facilidade.

Esteja atento à fuga do tema

Estar sempre atento aos momentos em que o professor foge um pouquinho do tema proposto é outra dica que pode fazer a diferença. Aos poucos, você será capaz de diferenciar quais pontos são complementares e exigem apenas atenção, mas não há necessidade de anotá-los.

Faça uso de recursos visuais

Na hora de anotar, faça uso dos recursos visuais. Use setas para relacionar informações, caixas para destacar pontos importantes ou destaque as palavras-chave com caneta marca-texto. Esses recursos podem ajudar você a relembrar o conteúdo com maior facilidade.

Métodos de anotação

Você sabia que já foram desenvolvidas diversas técnicas para a anotação? É bacana pesquisar um pouquinho sobre o tema e descobrir se algum dos métodos encaixa com o seu perfil de estudos.

O método Cornell, por exemplo, foi desenvolvido pelo professor Walter Pauk em uma universidade norte-americana, e propõe dividir a folha de anotações em três partes - para anotar conceitos, registrar dúvidas e resumir o conteúdo da aula.

Já o método da página dividida sugere um traço no meio da página para facilitar a visualização de conceitos importantes. Os mapas mentais também são opções interessantes, já que o diagrama cria conexões entre os tópicos de um mesmo tema.

Que tal colocar as nossas dicas em prática? O hábito de anotar pode trazer grandes benefícios para os seus estudos; portanto, não deixe de pesquisar sobre o tema e descubra como adaptar os diferentes métodos às suas necessidades e às disciplinas. :)

Se você está sempre buscando novos aprendizados, confira também:

INFOGRÁFICO: Como aproveitar o tempo livre sem deixar de aprender coisas novas?

6 dicas para acompanhar as atualidades para os vestibulares

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!