Você já reparou como uma parede branca parece muito mais interessante quando se está estudando? Ou você já se viu no meio da aula pensando no evento a que irá daqui a dois meses? Pois bem, essas perdas de atenção e foco são comuns, mas podem atrapalhar bastante o seu desempenho. Portanto, é fundamental aprender algumas técnicas que te ajudam a diminuir isso e manter a sua concentração. Confira!

Faça um cronograma de estudos

Pegar os livros e escolher aleatoriamente um tema para aprender pode não ser muito efetivo. Além de correr o risco de não estudar o suficiente, você ainda ficará pensando no que tem para ver lá na frente e perderá a concentração. A alternativa para não passar por isso é criar um cronograma de estudos que organize toda a carga de conteúdo que você precisa assimilar. Seguir um planejamento ao longo dos dias vai te ajudar a estudar com mais tranquilidade, sem ficar se preocupando se conseguirá cobrir todo o conteúdo que precisa..

Crie um ambiente para estudar

Escolha um local organizado, arejado e silencioso para estudar. Limpe a mesa e tire qualquer bagunça que possa te atrapalhar na leitura. Assim é possível criar um ambiente de estudos livre de perturbações externas que podem tirar sua concentração com facilidade. Além disso, fique longe de distrações, como o celular e o videogame. Mesmo que você leia ou veja vídeos pelo computador, evite abrir as redes sociais a todo momento!

Crie um hábito de estudo

Demorar um pouco para entrar em um nível profundo de concentração é normal. Criar um ritual antes dos estudos - como limpar a mesa e pegar um café - e segui-lo continuamente vai ajudar o seu cérebro a entender que “essa é a hora de estudar” e começar a se preparar para isso. Além disso, é muito difícil manter-se concentrado o dia todo. Faça pequenos intervalos de 5 a 10 minutos a cada hora para tomar água, respirar e voltar mais focado.

Faça anotações

Tenha sempre consigo folhas de papel em que você possa anotar algumas palavras-chave enquanto estuda. A atividade é muito boa para manter sua atenção nos principais temas da leitura ou da aula. Lembre-se de que você não precisa “copiar” todo o livro, mas sim fazer anotações que sirvam como um resumo para ajudar a fixar o conteúdo. Com o tempo, também é possível encontrar outros métodos que funcionam para você, como repetir a matéria em voz alta tentando explicar para si mesmo.

Descanse e mantenha hábitos saudáveis

O que você faz no dia a dia também interfere na sua capacidade de concentração! Para dar o melhor de si nos estudos, é essencial estar bem física e psicologicamente. Alimente-se bem, faça exercícios físicos regulares, durma o mínimo necessário e tire um tempo apenas para descansar ou sair com os amigos regularmente. Procure atividades que relaxam o cérebro, como ouvir música, assistir a um filme, ir ao teatro ou jogar videogame!

Veja mais dicas que vão te ajudar nos estudos:

7 hábitos para ser mais produtivo nos estudos

Como montar um plano de estudos para o Enem 2019

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!