O meio do ano chegou, e junto com ele, a ansiedade para o Enem começa a aumentar. A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. Mas calma, você não precisa ficar assustado! Ainda dá tempo de se preparar e intensificar a rotina de estudos com exercícios e revisões, certificando-se de que você está preparado para a prova. Reunimos algumas dicas para você se organizar no comecinho da reta final. Anote aí. :)

Treine ainda mais para a redação

Você já sabe que mandar bem na redação é fundamental para conquistar um bom desempenho no exame, não é mesmo? Por isso, aproveite os últimos meses de preparação e coloque a mão na massa! Faça pelo menos duas redações por semana, sempre variando os temas ou repetindo as propostas que mais deixaram você inseguro nos primeiros meses do ano. Aproveite para controlar o tempo que você leva para finalizar sua redação e tente torná-lo ideal para o tempo total da prova.

Não deixe de ler sobre os temas atuais

É claro que os estudos tornam-se mais intensos e cansativos nos últimos meses de preparação para a prova, mas é necessário manter-se calmo e centrado. Por isso, não deixe de conferir com regularidade as últimas notícias, e também ler um pouquinho sobre os temas atuais que podem ser cobrados no Enem. Por aqui, nós já contamos algumas dicas para acompanhar as atualidades para a prova, então não deixe de separar um tempinho no seu cronograma para esse momento.

O cronograma de estudos é importante

Usar um cronograma de estudos para guiar a sua preparação é extremamente importante, já que ele ajuda você a organizar a sua rotina e também os tópicos de cada disciplina que precisam ser estudados e revisados. No entanto, fique atento à ferramenta e perceba se ela realmente está ajudando de maneira eficiente. Se você notou que um dia de estudos não está fluindo bem, não tenha medo de alterar o cronograma. Com a prova se aproximando, não há tempo a perder!

Treine com as edições anteriores da prova

Além de muitos resumos, fichamentos e leituras, a reta final de estudos deve estar focada nos exercícios. Coloque em prática o que você já estudou e faça listas de exercícios, principalmente sobre os temas em que você sente maior dificuldade. Também é válido aumentar o número de simulados que você faz ao longo do mês. Opte por fazer um por semana, por exemplo, tente simular as condições do exame e controle o tempo que você leva para completar cada caderno.

Nada de focar só nas suas matérias favoritas

Apesar de o Enem ainda estar um pouco longe, é natural que o cansaço se torne tentador e você pense em estudar apenas as disciplinas de que mais gosta ou com as quais sente maior afinidade. Lembre-se de que é importante seguir o seu cronograma de estudos e dar atenção a todas as matérias e temáticas que serão cobradas. Nessa fase, o ideal é revisar os conteúdos sobre os quais você ainda não está confiante, ou aumentar uma ou duas horas de estudos para as disciplinas que sempre deixam você tenso.

Invista em um cursinho preparatório

Na reta final da preparação para o exame, um curso preparatório pode fazer toda a diferença nos seus estudos! Além de ajudá-lo a continuar com a rotina a todo vapor, as aulas auxiliarão você na revisão de conteúdos-chave para a prova e também proporcionarão o contato com professores preparados para solucionar as suas dúvidas. Aqui na Prepara, você encontra um curso pensado especialmente na preparação para o Enem. Ao todo, são 96 horas de aula, somadas a 176 horas de exercícios on-line para você reforçar os estudos! Bacana, né? Não deixe de conferir mais informações sobre o nosso curso preparatório para o Enem.

Não se esqueça de relaxar!

A nossa dica mais importante é: respire fundo! Estude, faça resumos, esteja atento às atualidades e pratique com simulados, mas não deixe a sua saúde de lado. Valorize as boas noites de sono, e não deixe de curtir com os seus amigos durante o final de semana, almoçar com a sua família e até mesmo conferir os episódios da sua série favorita.

O Enem também é uma prova de resistência física e emocional, por isso você deve estar tranquilo e preparado para enfrentar o desafio! Com uma rotina de estudos organizada, você consegue tirar um tempinho para descansar e aproveitar momentos de lazer.

Se você já começou a se preparar para o exame, lembre-se de adaptar a sua rotina e intensificar os pontos-chave que podem garantir a sua aprovação. :) Não deixe de relembrar também os fatos históricos que podem ser cobrados no Enem nesse ano e conferir o que você pode aprender com o Enem 2018 para se preparar para a prova em 2019.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!