Ser organizado e criar um cronograma de estudos é muito importante durante o processo de aprendizagem: fica mais fácil fixar os conteúdos, você cria hábitos de estudos positivos e aproveita bem o tempo disponível. Para se dar bem em provas e vestibulares, é preciso ter estratégias para um bom rendimento no momento dos estudos. Não necessariamente você deve passar horas e horas rodeado de livros! Quer ver algumas dicas de organização para estudar melhor? Confira as que reunimos abaixo!

Entenda a sua rotina 

Monte um cronograma que adapte-se ao seu cotidiano, de acordo com as suas tarefas diárias, com cursos, refeições e academia, e o seu tempo disponível para estudar. Lembre-se de separar tempos momentos extras, caso ocorram imprevistos ou se você leva um tempo para se deslocar até o seu local de estudo, por exemplo. 

Estude em um local adequado

Além de organizar o tempo para ser produtivo, organize o seu ambiente de estudos. Tenha um local fixo, que seja confortável e agradável para se passar um tempo mais longo. Esqueça a cama e o sofá; é importante que neste local estejam os materiais necessários para os estudos, como livros, cadernos, canetas e blocos de anotações. Mantenha-o limpo e, de preferência, longe de distrações, como celular e televisão. 

Tenha horários de estudo

Anote os horários das suas aulas no planejamento, sejam presenciais ou on-line. Depois das aulas, tenha um tempo para reunir e organizar os apontamentos feitos sobre a matéria. Além disso, defina um horário para aprofundar os seus estudos e especifique o tempo de cada atividade relacionada a eles, como exercícios e revisão. Deixe tudo bem definido e seja esforçado para seguir o cronograma! 

Escolha um método de estudo

Os métodos de estudo ajudam na organização, além de auxiliar no rendimento do aprendizado. Veja os métodos abaixo: 

  • Curva do Esquecimento: esse método tem o intuito de impedir o esquecimento da matéria que foi estudada com o passar dos dias. Para isso, é preciso fazer revisões das matérias com certa frequência, e a Curva do Esquecimento está dividida em três revisões para cada conteúdo estudado. Começando com uma 24 horas depois, em seguida sete dias, finalizando após um mês, com os resumos que você fez, assim o tempo para relembrar as matérias é menor.
  • Método Pomodoro: desenvolvida pelo universitário italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro melhora a capacidade de concentração ao reservar tempos exclusivos para estudar, sem interrupções e intercalados com intervalos. O método é o seguinte: estudar com foco total por 25 minutos (1 pomodoro), depois fazer uma pausa de 5 minutos. Em seguida, retomar e ir fazendo sequências de pomodoros e pausas. A cada 4 pomodoros, é aconselhável fazer uma pausa mais longa, de 20 a 30 minutos.

Tenha um tempo para relaxar 

É importante estudar, mas lembre-se de respeitar o seu corpo! Separe períodos para se cuidar, descansar e fazer outras atividades. No fim de semana, passe um tempo estudando se necessário, mas tenha mais tempo para o lazer. Ficar muito cansado e sobrecarregado não é positivo para o rendimento do aprendizado!

Saiba as suas prioridades

Divida as disciplinas por categorias, como “fáceis”, “médias” e “difíceis”, por exemplo. Assim, quando você organizar as horas de estudo para cada matéria, deixe mais tempo para os conteúdos mais difíceis ou em que você errou e precisa rever. 

Organize um calendário 

Marque as datas importantes e as das provas em um calendário que fique bem visível no seu dia a dia. Assim você vai lembrar de momentos importantes antes da prova e será um incentivo para estudar, já que a cada dia você vai perceber que a prova está mais próxima, diminuindo as distrações e aumentando o foco!

Siga essas dicas e arrase na organização na hora de estudar! Acompanhe o nosso blog e conheça outras técnicas para melhorar os seus estudos: 

Study vlogs: entenda como essa tendência virtual pode ajudar você a estudar

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!