Na hora de estudar para uma prova, é fácil encontrar pessoas que gostam de fazer um resumo sobre a matéria para ajudar a entender e decorar o assunto. Essa técnica é benéfica para o estudante desenvolver o poder de síntese e explicar o conteúdo com as suas palavras. Nós reunimos neste texto seis passos para fazer um bom resumo.

Leia o texto

Para começar o seu resumo, é fundamental que se saiba a que o texto original se refere. Portanto, leia atentamente e sem pressa. Dependendo do tamanho, é aconselhável que se divida a leitura por assunto, evitando que fique cansativa rapidamente e dando tempo para assimilar o conteúdo.

Releia e grife

Após a primeira leitura, releia o texto original. Mas agora o seu olhar vai ser diferente! Grife e destaque os trechos que são mais importantes para o entendimento geral da matéria. É por meio do que for destacado que você vai organizar o seu resumo. Por isso, leia com atenção!

Organize seu resumo

Agora que você já leu, releu e destacou os pontos fundamentais da matéria, é hora de esquematizar o que vai colocar no seu resumo. Faça tópicos com os assuntos principais que você vai desenvolver e na ordem em que serão escritos. Opte pela mesma ordem do texto original, assim você evita pular algum detalhe e entende com mais facilidade o conteúdo. 

Escreva

Quando for escrever siga o esquema desenvolvido. Lembre-se de que um resumo não é uma cópia e, embora algumas palavras sejam chaves, escreva com as suas palavras e de maneira que você compreenda com mais facilidade. Além disso, o seu resumo não pode ser extenso; o ideal é escrever as ideias principais e não dar tantos detalhes como o texto original.

Abuse das cores e sinais

Um resumo apenas com o conteúdo escrito pode ser tão cansativo quanto o livro ou texto original, por isso use cores diferentes para escrever. Destacar um ponto fundamental em vermelho e dividir os assuntos com intertítulos em cor diferente do texto dão mais dinâmica à leitura, e nosso cérebro cria associações, o que facilita na hora de estudar. Além disso, o uso de sinais, como setas, asteriscos e pontos, também é importante para dar mais leveza à leitura e ênfase em determinados trechos.

Leia o resumo

Após terminar de produzir o resumo, é o momento de conferir se todas as ideias que foram pensadas aparecem no texto, se os temas foram bem abordados e, claro, se faltou pontuar algum tópico. Caso tudo esteja de acordo com o planejado, use o resumo para estudar.

Agora que você já conferiu as nossas dicas, está na hora de estudar. Leia seu resumo quantas vezes forem necessárias e boa sorte. Gostou desse conteúdo? Confira outros textos importantes sobre estudos aqui do nosso blog:

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

7 dicas de organização para estudar melhor

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!