Se você está buscando a aprovação em algum vestibular ou concurso e quer aproveitar as férias para não perder o ritmo dos estudos, este texto é para você! Aqui vamos te mostrar como continuar estudando nas férias. Confira!

Crie um novo cronograma

Sem o compromisso de ir às aulas, você terá mais horas disponíveis, portanto será necessário criar um novo cronograma de estudos, em que você pode dedicar mais tempo a determinadas disciplinas.

Para te ajudar na criação do novo cronograma, reveja o planejamento que você utilizou durante o ano, destaque os pontos que foram bons e que você pode aproveitar novamente e os pontos que você vai precisar adaptar. Utilize seu novo cronograma para dar mais espaço para os assuntos que te geraram mais dificuldades durante o ano letivo.

Cuidado com os excessos

No seu novo cronograma, evite ficar horas e mais horas seguidas estudando. Diversifique a rotina com dias de estudos teóricos e práticos, dias de revisão de conteúdo, e sempre respeite os limites do seu corpo.

Use a criatividade

Precisar estudar nas férias não significa que você precisa apenas estudar da maneira convencional, sentado na frente dos livros e fazendo uma série de exercícios. Aproveite o tempo para assistir a filmes, documentários e vídeo-aulas que podem te ajudar a assimilar melhor o conteúdo estudado. Além disso, planeje-se para ir a museus e exposições, estes ambientes podem te ajudar a contextualizar certos pontos das matérias.

Procure um lugar adequado

No período de férias, as chances da sua casa estar com mais pessoas do que o habitual é maior, ou seja, a chance de ter barulho aumenta, então encontre um lugar em que você possa ficar em silêncio por pelo menos um período do dia. Caso você não consiga encontrar um local apropriado, converse com seus familiares e combine um horário em que você contará com a colaboração deles para fazerem menos barulho.

Tenha um tempo para você

Durante as férias, não pense apenas nos estudos; distrair a mente e o corpo também é fundamental para o processo de aprendizado. Reserve um período do seu dia para fazer coisas que te dão prazer e evite se sobrecarregar com as obrigações dos estudos.

Pensar com antecedência numa nova dinâmica de estudos vai te ajudar a não perder tempo quando as férias chegarem, então aproveite essas dicas para se planejar. Confira outros textos que vão te ajudar com os estudos.

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

6 passos para fazer um bom resumo

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!