Muitos estudantes acham que para os estudos terem um rendimento positivo, é preciso passar horas sobre os livros e fazer inúmeras anotações. Porém, para facilitar esse processo, existem algumas técnicas de memorização e esquemas de estudos. Claro que uma boa memória depende de vários fatores, mas aplicando essas técnicas à sua rotina, sua capacidade de memorização vai melhorar. Confira as dicas!

Faça resumos após a leitura

Que tal fazer um resumo após ler todo o texto? Escreva o que entendeu sobre o que foi lido depois de fazer essa leitura com atenção, mas também é legal fazer anotações enquanto lê ou grifar as palavras importantes. Porém, foque mais em destacar o que é essencial em cada parágrafo de forma mais objetiva!

Revise os conteúdos 

Retorne aos tópicos vistos, principalmente àqueles que caem em vestibulares ou em outras provas. Para isso ter eficiência, leia os principais pontos e retorne às anotações que você fez. 

Resolva exercícios 

Pensar em soluções para questões-problema dos assuntos vistos também é uma ótima alternativa para treinar a memória. Existem muitos exercícios disponíveis on-line para você resolver, além de estudar lendo e anotando. Se você está se preparando para uma prova específica, resolva as edições anteriores e faça simulados.

Crie músicas 

Muitos professores de cursinhos pré-vestibulares fazem paródias de músicas sobre os temas vistos nas disciplinas e apresentam para que seus alunos guardarem melhor o conteúdo. E não é difícil fazer isso! Organize as palavras e informações de uma forma fácil de lembrar. Você pode usar essa técnica para conteúdos como elementos químicos, fórmulas de matemática e física, matérias de história e biologia… Aproveite para usar a criatividade!

Explique o conteúdo 

Fale sobre o tema que está estudando para alguém, de forma que ele ou ela entenda, assim você consegue avaliar seu domínio sobre aquilo. Fale de forma clara e objetiva, dessa maneira as redes de compreensão ligadas à memória são ativadas. Você deve organizar seus pensamentos de modo a explicar sem muitas dificuldades e de maneira didática, por isso essa é uma técnica de memorização muito boa! Leia os textos com atenção e organize as anotações feitas com foco na objetividade.

Grave e ouça o conteúdo

Outra maneira de passar suas ideias para o papel e depois ter fácil acesso a elas é por meio de áudios com comentários e diferentes interpretações do conteúdo. Às vezes nem é necessário ouvir depois, já que só a gravação já ajuda na fixação do conteúdo. A dica para aderir a essa técnica é usá-la em momentos em que você não consegue ler, como enquanto faz uma atividade física ou arruma o quarto.

Alguma pessoas memorizam melhor assistindo a vídeos, ouvindo podcasts, fazendo resumos, mapas mentais… Não há uma maneira correta; isso varia de pessoa para pessoa. Por isso, encontre a melhor maneira para memorizar os conteúdos que está estudando e tenha ótimos resultados!

Continue acompanhando o blog da Prepara para ter mais dicas de estudos:

Como continuar estudando nas férias?

7 dicas de organização para estudar melhor

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!