Que estar atento às atualidades é fundamental para mandar bem no vestibular, todo mundo já sabe. Ficar de olho nos principais acontecimentos no Brasil e no mundo garante que você estará preparado para produzir uma boa redação; afinal, estar por dentro de uma grande gama de assuntos traz uma possibilidade ainda maior de você estar pronto para discorrer sobre o tema escolhido pela instituição de ensino.

Ainda, o hábito de leitura irá melhorar a sua coerência textual, ajudar a relembrar algumas regras gramaticais importantes e também pode ser um ótimo momento de descanso na rotina cansativa da preparação para o vestibular. Aqui organizamos algumas dicas interessantes que podem ajudar você a se preparar para a prova e ficar por dentro dos principais acontecimentos nacionais e internacionais. Preparado? Se liga!

Instale aplicativos de notícias no seu celular

Uma ótima maneira de otimizar o seu dia e ter acesso a tudo o que acontece no mundo é baixar os apps dos principais portais de notícias. É possível encontrar uma infinidade de aplicativos para os sistemas Android e iOS, muitos dos quais estão disponíveis gratuitamente. Um dos maiores benefícios dessa ferramenta é a praticidade para acessar as novidades em qualquer lugar, sem precisar abrir um navegador, por exemplo.

Além disso, os estudantes mais antenados podem configurar o app e permitir que ele envie notificações push quando fatos muito importantes forem noticiados. Nesse caso, a dica é sempre manter o celular no silencioso durante os momentos de estudo - nada de distrações, correto? -, mas ter a certeza de que, entre uma disciplina e outra, você saberá rapidamente o que aconteceu enquanto estava mergulhado nos livros!

Use as redes sociais ao seu favor

É claro que manter a distância das redes sociais durante todo o dia pode ser um pouquinho complicado, não é mesmo? Por isso, aproveite que você irá checar as suas notificações ao final do dia e transforme a ferramenta em uma oportunidade para conferir também as últimas notícias e sua repercussão. Nesse caso, vale dar follow em perfis de jornais e agências de notícias, principalmente nas redes que costumam ser atualizadas com mais frequência, como o Instagram e o Twitter.

Outra sugestão bacana é procurar por perfis diferentes que trazem releituras interessantes ou opiniões diversas sobre temas relevantes e que também te interessam. Vale seguir alguns influenciadores ligados a temas de sustentabilidade, por exemplo, ou páginas que trazem pequenas pílulas diárias sobre arte, cultura e contemporaneidade.

Leia revistas e reportagens especiais

Os apps e as redes sociais são ferramentas interessantes para se manter sempre atualizado, mas não deixe de procurar também abordagens mais profundas sobre os fatos que acontecem no Brasil e no mundo. É claro que detalhes específicos ou dados numéricos são difíceis de serem decorados, mas procurar entender o histórico de alguns fatos, os seus reflexos sociais e outras situações semelhantes pode ser uma maneira interessante de se preparar para a redação.

Normalmente, essas abordagens são comuns em revistas ou reportagens especiais, estilos jornalísticos que investem em uma profundidade maior para as informações, o que proporciona leituras diferenciadas dos fatos que são noticiados com maior rapidez pelos portais de notícias. Portanto, não deixe de lê-las e também aproveite para pesquisar um pouquinho sobre materiais audiovisuais que podem ajudar nos estudos, como documentários, mini-documentários ou reportagens fotográficas. Ainda, vale procurar por alguns podcasts, já que você pode facilmente ouvi-los enquanto você vai à escola ou organiza seu quarto, por exemplo.

Entre em contato com diferentes pontos de vista

A leitura de jornais, revistas e sites confiáveis é fundamental para a sua preparação para o vestibular, mas é essencial estar atento para não dar atenção a apenas uma fonte de informação, OK? Além de seguir os últimos acontecimentos e acompanhar a sua repercussão em portais de notícias de renome, é importante acessar também jornais e agências de notícias independentes. Uma ideia interessante é aproveitar para procurar por opiniões de especialistas, lendo artigos e colunas especializadas que podem ajudar você a construir um argumento coerente com as suas opiniões, ou mesmo conhecer pontos de vista contrários aos seus.

No entanto, vale o cuidado e a atenção ao meio que comunicação escolhido, certificando-se de que ele é idôneo e traz informações apuradas, corretas e responsáveis. Alguns sites brasileiros interessantes em que você pode dar uma olhadinha são Nexo Jornal e o El País Brasil. Já no âmbito internacional, vale conferir o Huffpost.

Relacione os conteúdos e anote questões relevantes

É claro que acompanhar a repercussão de alguns fatos noticiosos importantes ajuda na sua preparação para o vestibular, mas é significativo perceber que esse cuidado também ajuda você a construir um senso crítico da realidade e estar bem informado.

Por isso, em um primeiro momento é interessante separar um caderno e fazer anotações sobre os fatos que você considera importantes, principalmente quando o contexto envolve uma complexidade maior, como crises econômicas, desentendimentos políticos e conflitos armados. Nesse sentido, fazer fichamentos pode ajudar a compreender os fatos que culminaram em um determinado acontecimento, mas lembre-se: como mencionamos, os vestibulares cobram aspectos mais amplos; portanto, foque na compreensão de uma situação em sua totalidade, não em fatos ou dados extremamente detalhados.

Crie um hábito

Apesar de não ser uma disciplina de fato, as atualidades são fundamentais para um bom desempenho nas provas! Aproveite essa necessidade e transforme-a em um hábito saudável e prazeroso para você! Criar o costume de acompanhar os fatos mais importantes do dia e de procurar compreender as suas nuances pode ser interessante para a sua vida pessoal e profissional também.

Mas na preparação para o vestibular, a dica principal é separar um tempinho no seu cronograma de estudos para as atualidades. É bacana colocar esse espaço entre os conteúdos mais densos, ou mesmo separar um tempinho todas as noites para ler os conteúdos e fechar o dia de estudos com tranquilidade.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite o momento de estudos para se informar e, aos pouquinhos, será extremamente prazeroso e construtivo acompanhar tudo o que acontece no Brasil e no mundo!

Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:

Conheça 6 influenciadores com inglês fluente que vão te inspirar a aprender o idioma

Como a robótica pode te ajudar na escola

O que você pode aprender com o Enem 2018 para se preparar para a prova em 2019?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!