Estudar assuntos que nós consideramos desinteressantes ou difíceis pode ser muito cansativo, não é mesmo? Em muitos casos, as disciplinas de que não gostamos se tornam também aquelas em que temos desempenho ruim - o que gera ainda mais desapontamento e distanciamento do assunto em questão. Para ajudar você a lidar com essa situação, nós reunimos aqui algumas dicas para te ajudar. Confira! 

Lembre-se de que os gostos são pessoais

Ao longo das nossas vivências escolares e acadêmicas, é natural que nós desenvolvamos nossos gostos, assim como acontece em nossa vida pessoal. Dessa maneira, podemos nos identificar muito ou pouco com cada disciplina que estudamos. Assim, há quem goste das matérias que envolvem números, enquanto outra parte da galera prefere as matérias de humanas, e outros escolhem temas ligados à biologia. 

O importante é ter em mente que é natural sentir resistência ou mesmo desinteresse diante de alguns conteúdos. Todos os estudantes são diferentes e têm suas preferências, o que pode ser relacionado à sua facilidade em lidar com os números ou com as letras, por exemplo. Portanto, nada de se sentir “fora da caixa” por causa disso, OK?

Faça um esforço consciente

Apesar de não gostar de estudar uma disciplina, lembre-se de que, independentemente da afinidade com o tema, todas elas são essenciais para a sua formação. Isso significa que você deve estudá-las com a mesma atenção e dedicação, fazendo um esforço consciente quando chegar a hora dos estudos. Para alcançar boas notas, aprovação no vestibular ou no concurso público, é fundamental se dedicar aos temas pelos quais você não se interessa muito. Então, respire fundo! 

Entenda por que você não gosta de uma disciplina

Em muitos casos, é possível que a falta de afinidade com uma disciplina seja resultado de outros fatores, como as aulas com um professor cuja didática não é ideal para o seu ritmo de estudos, ou resultado da falta de conhecimentos sólidos para seguir com o processo de aprendizagem. Antes de enfrentar os livros, é interessante refletir sobre os motivos da sua resistência diante de uma disciplina, já que essa informação pode ajudar você a lidar com esse sentimento. Veja:

Divida os temas para estudá-los

Caso você perceba que sua resistência com uma disciplina está relacionada à frustração pela dificuldade para compreender o conteúdo, é hora de buscar soluções. Nesse caso, o ideal é preparar uma boa revisão dos temas que foram previamente estudados. Assim você conseguirá entender onde estão suas dúvidas e também solucioná-las. 

Além disso, divida o conteúdo em partes menores ou blocos de estudos. Devido à falta de afinidade e à sua resistência, é importante avançar aos poucos, certificando-se de que você só irá estudar um assunto novo quando entender o anterior. Essa atitude ajudará você a criar uma base sólida de conhecimentos, o que gradativamente lhe dará maior segurança com os temas, e o aprendizado será cada vez mais rápido! 

Procure maneiras diferentes para estudar

Se você percebeu que o seu desinteresse por uma disciplina está relacionado ao formato do ensino em sala de aula, procure alternativas para estudar o conteúdo em casa. Atualmente, a web pode ser uma ferramenta útil, onde você poderá encontrar muitas aulas on-line, apostilas com novas explicações, podcasts que abordam o tema que você está aprendendo e exercícios para praticar novamente esses conceitos.

Você também pode procurar por outros métodos de estudos, como o mapa mental, uma boa pedida para os estudantes que curtem resumos e estímulos visuais para fixar informações. Em muitas situações, trazer um elemento novo para a rotina de estudo pode ser a chave para despertar o seu interesse, melhorar a sua motivação e ainda trazer uma nova visão sobre o tema. Como resultado, você irá absorver a matéria com maior facilidade e deixar de lado a resistência que você sentia por ela.

Estudar para aquela disciplina de que você não gosta pode ser desafiador! Mas que tal dar uma chance? Talvez você possa sentir um pouco mais de afinidade, perceber que nenhuma matéria é impossível de ser entendida e até mesmo passar a gostar dela! :) Se você está procurando dicas de estudos, leia também: 

Volta às aulas: como se preparar para o segundo semestre

Enem, Fuvest e Unicamp: qual a diferença entre as provas?

7 dicas para você aprender a aprender

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!