Os dois dias de Enem já passaram, e muitas pessoas ficaram mais relaxadas, porém ainda ansiosas à espera da notas, que serão divulgadas em janeiro, para ingressar nas universidades. Agora é o momento de descansar, focar nos próximos vestibulares e segundas fases e organizar os estudos para essas etapas, aproveitando o que você aprendeu ao realizar o Enem. 

Descanse, mas não se esqueça dos estudos!

Aproveite para tirar um tempo de descanso após o Enem, mas não deixe os estudos de lado, principalmente se você for prestar vestibulares. Feito o Enem, já é possível ter uma noção das matérias em que você ainda possui alguma dificuldade e que deve rever para se sair bem nas próximas fases. Tenha um ritmo de estudos mais equilibrado para não se desgastar emocional e fisicamente. Além disso, aproveite as festas de fim de ano e as férias escolares. 

Analise seus estudos

Os vestibulares e fases seguintes deixam muitos alunos ansiosos, mesmo depois dos dias cansativos de Enem. Por isso, é fundamental evitar prazos de estudos irreais e desgastantes, pois não resultam num estudo de qualidade e aumentam a dificuldade de compreensão dos conteúdos. Se no seu período de estudo você reparar que está cansado ou seu humor está alterado, pare um pouco e se distraia. Muitas vezes os fatores emocionais dificultam os acertos nos exercícios, e no Enem você já teve essa experiência de controlar o emocional para ficar mais focado, certo? Relaxe, você estudou muito o ano todo e sabe o conteúdo. É preciso ter calma!

Seu desempenho não deve ser baseado nos erros

A correção do Enem dá uma ideia aos alunos de como eles foi seu desempenho, mas isso não deve ser a base da avaliação do seu conhecimento! O Enem tem um método específico para avaliar os estudantes, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que cada questão tem um peso e a pontuação da redação também tem uma variação. Então lembre-se: na hora de fazer a correção do Enem, leve esses fatores em consideração! Se você não ficar confortável com a correção, não faça, apenas aguarde a nota. Às vezes essa correção pode te desconcentrar e deixá-lo mais ansioso para as próximas provas. Por outro lado, as questões que você errou no Enem podem mostrar quais os assuntos precisam de uma revisão.

Curta as férias :)

Para aproveitar o tempo livre e descansar, defina um período determinado - o ideal é um mês - para realmente estar de férias. Tenha um tempo para ficar longe das matérias pesadas e dos livros de vestibulares, faça outras atividades. Aproveite com seus amigos e sua família e depois esteja preparado para as próximas etapas dos seus estudos e de sua carreira!

Ufa, muita coisa já passou, não é mesmo? Agora siga as nossas dicas, espere a nota do Enem com tranquilidade e analise seu desempenho nessa prova para realizar os próximos vestibulares. Acesse o blog da Prepara e veja outros posts sobre estudos e vestibulares:

Como estudar melhor matérias de que você não gosta

Enem, Fuvest e Unicamp: qual a diferença entre as provas?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!