Com o passar dos anos, crescer e criar uma carreira no YouTube ficou cada vez mais difícil e concorrido. Todos os dias, os criadores de conteúdo ganham milhares de inscritos nos canais e enviam mais vídeos, sempre bem elaborados e interessantes de assistir, o que dificulta o desenvolvimento dos pequenos youtubers. Se você quer estabelecer um canal de sucesso nessa plataforma, confira as habilidades que deve desenvolver para alcançar o seu objetivo!

Escolha um nicho legal

Você deve escolher bons nichos para começar um canal, uma série ou playlist no YouTube. Alguns anos atrás, não haviam tantos youtubers, e qualquer tema era viral. Hoje, como existem muitos canais, é essencial fazer um bom vídeo, com um conteúdo definido e atrativo. Após definir o que você vai abordar, mantenha a produção de vídeos com informações relacionadas ao seu nicho. Estude, sempre busque novidades para produzir um conteúdo legal para os seus inscrito e, tente estar sempre atualizado. 

O que ajuda bastante na propagação do canal é dar espaço para assuntos que possuem visibilidade, e um dos principais desafios é falar sobre temas que podem ser abordados de maneiras criativas. Busque informações sobre fatos que estão acontecendo, tendências do seu público-alvo e youtubers famosos. Também é importante você gostar do que fala, e não falar sobre algo apenas por estar em alta, por exemplo. É preciso demonstrar a sua personalidade na frente das câmeras e sua afinidade com os assuntos. Isso vai te deixar mais confortável para passar informações e ficar mais desenvolto. 

Tenha domínio sobre o assunto 

Ser especialista ou ter autoridade sobre um assunto ocorre mais em canais de educação. Mas é importante saber o que se está falando sempre. Sua fala deve ter credibilidade, e você deve ser bom no que faz, tornando-se um canal e um youtuber de referência. Consuma o conteúdo de outros canais que abordam assuntos semelhantes ao seu e estude os assuntos, além dos formatos dos seus concorrentes. 

Seja curioso e criativo

Desenvolva a sua curiosidade para entender como o YouTube funciona. Informe-se sobre o algoritmo, por exemplo, para entender a audiência. Seja curioso sobre tendências, recursos e ferramentas, tanto para ser assunto dos seus vídeos quanto para a boa produção e edição deles. A criatividade também é um ponto essencial, e isso vem quando você pratica diariamente, tanto escrevendo roteiros como enquanto você ouve uma música ou um vídeo de outro youtuber, por exemplo. É interessante você dar uma olhada em canais que não são do seu nicho também. Você pode encontrar ideias que se encaixem no que o seu canal aborda.

Ouça seu público

Quando você define o tema do seu canal, fica mais fácil segmentar o público que quer atingir. Os seguidores surgem automaticamente, interessados pelo conteúdo que está no seu canal. O início de carreira de um youtuber precisa de apoio, e os inscritos são uma ótima maneira de melhorar o seu canal por meio das críticas construtivas.

Foque na edição

Uma boa edição é um aspecto fundamental para você prestar atenção e dar mais visibilidade ao canal. A edição não colabora apenas para a parte visual dos vídeos, mas na interação dos inscritos e um atrativo para o canal. Crie habilidades para mexer nos programas de edição. Há vários tutoriais na internet ou invista em algum profissional que trabalhe com edição de vídeos. Às vezes esse investimento vale a pena, pois você pode ter um retorno muito bom dependendo da sua audiência!

Assuma um compromisso

Ser youtuber é uma profissão, assim ela requer compromissos, além de necessitar de um bom planejamento, cumprir as pautas e ter responsabilidade para que os seus seguidores não se decepcionem com os seus vídeos. Organize os trabalhos relacionados ao seu canal no começo de cada mês, assim você tem tempo suficiente para executá-las tranquilamente. 

Você deve focar no YouTube sempre que for possível; pensar nos seus próximos vídeos e roteiros, em como acelerar o processo de criação de vídeos, nos canais que você pode entrar em contato para fazer uma colaboração, nas novas séries do canal… tudo o que vai alimentar o seu espaço nessa plataforma. É claro que você deve fazer isso sem prejudicar sua vida pessoal e financeira e sua saúde. 

Tenha em mente que seguir o caminho para ser um youtuber de sucesso exige muita dedicação e paciência. Hoje em dia, o YouTube é uma fonte de renda para algumas pessoas e uma ferramenta de aprendizado para os espectadores. É uma nova forma de consumir conteúdo e se informar e, por isso, está em constante adaptação e sempre recebendo novidades. Fique ligado nas transformações que rolam nessa plataforma e aprimore seus conhecimentos em vídeo e no que realmente você gosta de falar. Dessa forma você estará no caminho certo!

Gosta desse tipo de conteúdo? Leia mais sobre YouTube no nosso blog:

Qual tipo de YouTuber você seria?

Melhores softwares de edição de vídeo para começar a carreira de youtuber

Venha para a Prepara!

Que tal se transformar no próximo fenômeno da internet? Conheça o curso de Youtuber da Prepara e aprenda tudo o que você precisa saber para se destacar no universo on-line e conquistar muitos seguidores!