Desde o seu lançamento, na década de 90, o pacote Office se transformou em uma das principais ferramentas para o mercado de trabalho. Atualmente, as funcionalidades oferecidas pelo pacote da Microsoft são consideradas essenciais, independentemente da área de atuação profissional. Portanto, para se destacar e estar à altura de novas oportunidades, o profissional contemporâneo precisa estar preparado e dominar as suas quatro principais ferramentas com propriedade. Aqui, nós explicamos um pouquinho do porquê de tais conhecimentos serem tão importantes aos olhos dos recrutadores. Acompanhe.

Ferramenta completa

O pacote Office é considerado uma ferramenta completa para o dia a dia profissional, já que ele agrega inúmeras funcionalidades capazes de otimizar tarefas e atividades com extrema praticidade, principalmente quando pensamos nos usos de seus quatro softwares principais.

O Word, famoso editor de textos, oferece uma grande gama de recursos para aprimorar a comunicação interna e externa de uma empresa, contribuindo para a criação de documentos e demais arquivos textuais com simplicidade. Já o Excel é o principal programa para a tabulação de dados e cálculos matemáticos, uma ferramenta capaz de otimizar o dia a dia em inúmeras empresas. O Powerpoint, por outro lado, é extremamente intuitivo e, quando usado de maneira eficiente, permite a apresentação de ideias e resultados de forma visual e agradável. Por fim, o Outlook apresenta-se como uma ferramenta  extremamente interessante para a organização diária, concentrando e-mails, lembretes e a lista de contatos profissionais em um único lugar.

Bem vista no mercado de trabalho

Ao longo dos últimos anos, os conhecimentos relacionados aos softwares do pacote Office deixaram de ser considerados uma habilidade desejável e se transformaram em um requisito essencial aos olhos do mercado de trabalho. Atualmente, o mundo profissional entende o domínio dos programas da Microsoft como um item essencial no currículo daqueles que desejam conquistar uma vaga, já que a ferramenta é considerada “padrão” para o mercado de trabalho.

Aos olhos do recrutador, o candidato que possui cursos e certificados voltados ao Office destacam-se e vão mais longe em inúmeros processos seletivos, já que essa preocupação demonstra o perfil de um profissional atento às tendências e necessidades do mercado de trabalho.

Amplia opções de emprego

Como mencionamos, o desejo das empresas de contratar um profissional que domine as ferramentas do pacote Office com propriedade transforma os certificados relacionados aos softwares em um diferencial. Logo, esses currículos são vistos com bons olhos e, naturalmente, são mais valorizados. Assim, a empresa terá a certeza de que irá contratar um funcionário capaz não só de operar determinados programas, mas que também estará seguro para otimizar suas funções ao máximo e, consequentemente, influenciar positivamente o rendimento da empresa.

Esse melhor desempenho é marcado pela capacidade ainda maior de otimizar tarefas e atividades rotineiras, o que influi na quantidade de tempo disponível para dedicar-se a questões mais importantes. Diante dessa dinâmica do mercado, é natural que os candidatos com tais conhecimentos avancem em inúmeros processos seletivos e possam gradualmente ampliar as suas opções de emprego e trilhar uma carreira cada vez mais notável em seu segmento.

Versatilidade profissional

Por fim, essa maior versatilidade, como citamos anteriormente, é uma habilidade interessante que garante ao empregador a certeza de que seus colaboradores irão realizar tarefas com maior propriedade e eficiência. Assim, o Excel será ainda mais explorado, proporcionando o controle de células inteligentes, bem como o Word irá permitir a produção de documentos e propostas com cabeçalhos e marcas d’água rapidamente e sem dificuldade, por exemplo. Conhecendo as ferramentas utilizadas diariamente, o colaborador estará preparado não só para utilizar suas funcionalidades, mas também compreender os inúmeros benefícios que elas trazem à rotina de trabalho.

Estar atento às tendências de mercado é essencial. Por isso, não deixe de estudar e se especializar! O pacote Office oferece uma infinidade de recursos interessantes, e dominá-los requer muita dedicação. Procure um curso e busque sempre aprimorar seus conhecimentos e compreender como você pode usar tais ferramentas ao máximo, OK? :)

Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

5 tipos de inteligência que você precisa desenvolver para o mercado de trabalho

7 áreas que mais contratam profissionais freelancer

Quais são as novidades do Office 2019?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!