O primeiro estágio é um passo fundamental para a vida profissional de uma pessoa. É a oportunidade de colocar em prática o que foi visto em sala de aula, entender melhor as áreas de atuação da profissão, e poder aperfeiçoar os interesses no curso. A concorrência e o nervosismo são grandes vilões para os estudantes nesse momento, mas não se preocupe. Existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Elabore um currículo

Muitos estudantes se deparam com a dúvida do que deve ser colocado no currículo se ainda não possuem experiência profissional. Os recrutadores para estágio estão muito mais interessados nas habilidades e características dos candidatos do que na experiência propriamente dita. Se você já participou de projetos sociais, atividades extracurriculares, ou realizou algum curso que possa ter agregado conhecimento ao seu futuro profissional, sinta-se à vontade para incluí-los no seu currículo.

Um dos aspectos mais importantes para os recrutadores é a elaboração de um currículo organizado, objetivo e atrativo. Por esse motivo, é essencial dar a devida atenção a esse documento. O currículo é a primeira imagem que a empresa tem sobre você. Saiba organizá-lo à altura.

Estabeleça prioridades

O estágio costuma ser o primeiro contato dos jovens com o mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade não só para adquirir experiência, mas também para entender a dinâmica do mercado e definir áreas de interesse baseadas na prática. Durante a faculdade aparecerão algumas áreas que provavelmente irão se destacar diante de seus gostos e ambições. O estágio não é o momento de “atirar para todos os lados”, mas sim de aprender na prática, e de fato entender se aquele campo é o que você quer para o futuro profissional.

Atualize constantemente seu perfil

O perfil inovador e a vontade de aprender fazem com que as empresas estejam a todo momento buscando estagiários para fazer parte da equipe e, por isso, utilizem a internet a seu favor. Esteja atento a oportunidades nos bancos de vaga, no LinkedIn e até mesmo nos sites das empresas nas quais pretende trabalhar.É comum as empresas fazerem buscas nessas plataformas para encontrar os perfis desejados pela companhia, então as mantenha sempre atualizadas.

Prepare-se para entrevistas

Não há como negar que a ansiedade de participar de uma entrevista de emprego seja enorme, principalmente quando se trata da primeira de toda a sua vida. Os recrutadores entendem e sabem que é comum o nervosismo durante os processos seletivos, e não há problema nenhum com isso, contanto que a tensão não atrapalhe seu rendimento.

Para que esse nervosismo seja menor na hora da entrevista, é interessante praticar em casa com algum familiar ou amigo. Outra dica é procurar as perguntas mais frequentes durante as entrevistas de emprego e conversar com pessoas mais experientes para entender como é esse momento.

Mantenha-se atualizado

Um dos grandes motivos de as empresas contratarem estagiários é acrescentar novidades e inovação à equipe. Baseado nisso e, principalmente, para chamar a atenção dos recrutadores, é importante se manter atualizado. Esteja sempre à procura de cursos e eventos que possam não só proporcionar conhecimento, mas também agregar valor profissional.

O mercado de trabalho, apesar de cada vez mais concorrido, possui também grandes oportunidades. Prepare-se com a Prepara Cursos! Nós podemos te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga de estágio.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro desde cedo

Como escolher a área de atuação profissional?

7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!