A disputa por espaço no mercado brasileiro é grande, mas há empresas que conseguiram se estabelecer e ganhar grande visibilidade junto ao público. Veja alguns exemplos de gigantes do mercado mundial que estão instaladas no Brasil e inspire-se a conquistar seu espaço no segmento que tanto sonha.

  1. Apple

A história da Apple se tornou referência no mundo das marcas atuais. Há 37 anos a Apple tem investido no mundo eletrônico e trazido para a realidade aspectos totalmente diferentes dos que havia no mercado. A sede brasileira da marca fica localizada em São Paulo.

  1. Toyota Motor

A marca automobilística japonesa surgiu no Brasil em 1958, com a abertura de um escritório em São Paulo. A primeira fábrica da empresa fora do Japão foi implantada aqui no Brasil, em São Bernardo do Campo. Hoje a Toyota possui uma linha de carros nacionais, como é o caso do Corolla. Tal fato evidencia o sucesso que a montadora ganhou no país.

  1. Samsung

Uma das marcas mais reconhecidas e aclamadas da Coreia do Sul, tem ganho cada vez mais visibilidade no mercado brasileiro. A Samsung como conhecemos hoje começou em 1969 com a venda de eletrônicos, sendo que o primeiro produto produzido foi uma televisão. Conforme foi ganhando força no mercado, passou a investir em diferentes segmentos, como eletrodomésticos, até chegar aos celulares, maior renda para a empresa atualmente. Em 2012 a marca foi considerada a maior empresa de telefonia do mundo, ultrapassando grandes marcas, como Nokia e Motorola.

  1. Volkswagen Group

A Volkswagen, empresa alemã, surgiu em 1937. O primeiro carro lançado pela marca foi o Beetle, ou como é conhecido no Brasil, Fusca. A empresa cresceu muito devido ao período da Segunda Guerra Mundial, no qual a fábrica servia para manutenção dos veículos militares. A Volkswagen Group chegou ao Brasil na década de 1950, e desde então tem ocupado um lugar significativo no mercado automotivo. A marca possui o maior portfólio de produtos do país.

  1. Johnson & Johnson

Seguindo a ideia de salvar vidas diminuindo o risco de infecções nos hospitais na década de 1880, surgiu a Johnson & Johnson, uma das maiores empresas do mundo. O primeiro produto dessa multinacional foram as compressas cirúrgicas, sendo que atualmente é detentora de mais de 30 marcas.  O Brasil é sede de uma das maiores fábricas da empresa, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo. A marca atua no país desde 1933.

  1. Microsoft

A gigante Microsoft iniciou sua jornada em 1975 com Bill Gates e Paul Allen. A empresa foi fundada com a intenção de desenvolver software em linguagem BASIC para computadores da IBM. A parceria com a marca IBM foi dando visibilidade à Microsoft, que rapidamente alcançou sucesso mundial. No Brasil, a empresa tem sede na capital paulista.

  1. Walmart

Uma das maiores lojas de departamento do mundo, o Walmart chegou ao Brasil em 1995. A rede se expandiu a ponto de ter cinco tipos de segmentos diferentes, ou seja, hipermercado, supermercado, atacado, lojas de vizinhança e clube de compras. A rede estadunidense é considerada uma das maiores empregadoras privadas do mundo.

  1. Nestlé

A multinacional suíça ganhou nome no Brasil devido ao Leite Moça, uma opção mais duradoura para oleite comum. Diferente do que é utilizado hoje, o leite condensado era feito como uma alternativa ao leite fresco. A empresa existe desde 1860, mas só chegou ao nosso país em 1875. A cada novo produto lançado, a Nestlé ganhava mais força no país. Atualmente a sede da empresa no Brasil fica em São Paulo, mas possui outras 8 filiais espalhadas pelo Sudeste. A Nestlé é uma das marcas mais fortes do segmento alimentício.

  1. P&G

A empresa norte americana P&G, Procter & Gamble, é a detentora de diversas marcas, como Always, Pampers, Gillette, Aussie, Pantene, Oral-B, entre outras gigantes do mercado mundial. O foco da empresa são produtos de higiene pessoal, sendo que atua no Brasil desde 1988. A P&G tem participação de seus produtos em todo o mundo, tendo mais de 65 marcas em seu portfólio mundial.  

  1. Facebook

O Facebook, uma das maiores redes sociais da atualidade, é considerada uma das grandes marcas do mundo. Essa empresa é responsável pela comunicação de milhões de pessoas, sendo que só no Brasil, estima-se que são mais de 127 milhões de usuários. Devido ao grande sucesso no país, o Facebook abriu um escritório na capital paulista, São Paulo. Além do próprio Facebook, a marca também é proprietária do Instagram, outra rede social que tem ganhado cada vez mais força.

Saber sobre empresas que atuam em território nacional ajuda a entender também o momento econômico pelo qual o país está passando. Além disso, é uma ótima forma de começar a buscar caminhos para seguir profissionalmente dentro de grandes multinacionais.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Qual a importância de ter inglês no currículo?  

Quais são os principais diferenciais do mercado de trabalho atual?

7 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!