Crescer profissionalmente é o plano de qualquer trabalhador. Driblar os desafios do mercado não é fácil, mas é possível adentrar esse universo e se sobressair diante da concorrência. O primeiro emprego é um misto de ansiedade, medo, vontade, surpresas. Não dá para definir em uma só palavra e nem elaborar a fórmula exata para encontrá-lo, mas é possível seguir algumas dicas para facilitar essa busca.

Tenha diferenciais

Ninguém tem experiência sem ter trabalhado antes, mas isso não significa que você não possa se diferenciar diante da concorrência. A carência por profissionais qualificados faz com que cursos profissionalizantes e de idiomas sejam extremamente valorizados. Mesmo que você não tenha experiência prática, ter noções básicas de outros assuntos, mesmo que teóricos, é um grande passo para se diferenciar entre tantas pessoas que buscam o primeiro emprego.

Mostre vontade

Primeiro emprego ou não, nenhuma empresa contrata se não sentir confiança no possível funcionário. De nada adiantam inúmeras habilidades se a pessoa não tiver vontade de vestir a camisa da empresa e contribuir para os resultados esperados. É claro que em uma entrevista é difícil demonstrar tudo o que você gostaria, mas lembre-se de sempre mostrar, o máximo possível, o quanto você quer fazer parte daquela equipe. Muitas vezes a atitude é mais relevante do que habilidades técnicas.

Mantenha postura profissional

O primeiro emprego é, na maioria das vezes, a oportunidade que temos de crescer e aprender não só sobre o mercado de trabalho, mas também sobre nós mesmos. Independentemente de ser a primeira oportunidade ou não, é essencial sempre ter em mente que as relações profissionais devem ser tratadas como tal.

Prepare o currículo de acordo com a vaga

Um dos erros mais corriqueiros no mercado é a composição de um currículo que não condiz com as necessidades da vaga almejada. Mesmo que você tenha diversas atividades extracurriculares para colocar no CV, é importante segmentá-las de acordo com o perfil de cada uma das empresas e vagas para as quais você está se candidatando.

Seja persistente

Não tem jeito, a busca por um emprego não é fácil. São vários envios de currículo não respondidos, entrevistas malsucedidas, e por aí vai. É importante não só se manter animado, mas também focar na persistência. Essa característica é uma das bases para a conquista de um emprego. É raro alguém conseguir uma vaga logo nas primeiras tentativas, então não desanime e seja sempre persistente quando se trata do mercado de trabalho.

Não seja muito exigente

Nem sempre o primeiro emprego é a vaga dos sonhos, mas lembre-se de que qualquer vaga, independentemente de qual seja, trará experiência e aprendizado. Pode ser válido abrir mão de algumas exigências, de modo que você possa ingressar no mercado e começar a crescer profissionalmente a partir dessa oportunidade que lhe foi oferecida.

Independentemente de área, é essencial focar em todo o aprendizado que essa vaga pode te proporcionar, pois é a partir dele que você começa a ter maiores percepções do que quer e de quem é nesse mercado tão vasto.

Veja outros posts que podem te interessar:

As 10 maiores empresas multinacionais que atuam no Brasil

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho! #PartiuSucesso