A contratação de profissionais freelancers têm ganhado destaque no mercado de trabalho nos últimos anos. Para o empregador, a prática traz a vantagem de não precisar criar um vínculo empregatício com o funcionário e nem montar uma estrutura de trabalho. Já para o trabalhador, há o benefício de realizar diversos projetos ao longo do tempo e não se fixar em um só lugar.

Para te oferecer um panorama maior sobre o mercado freelance, nós separamos uma lista com as 7 áreas que mais contratam profissionais desse tipo. Confira!

Design gráfico e web

A área de design é ampla, e o profissional pode trabalhar na criação de peças publicitárias - on-line e off-line-, na diagramação de revistas ou qualquer outro tipo de impresso, na elaboração de logos e identidades visuais e até mesmo na produção de embalagens para produtos. É possível prestar serviços tanto para micro e pequenas empresas quanto para grandes marcas ou agências de publicidade.

Social media

Ainda dentro do setor de design, o profissional pode ser contratado para cuidar das redes sociais - Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, principalmente - das empresas, de instituições ou mesmo de figuras públicas. O trabalho envolve a elaboração de conteúdo, a atualização regular das páginas e respostas a comentários e solicitações enviadas pelos seguidores.

Animação gráfica e edição

A pós-produção de vídeos - trabalho que envolve a edição, o tratamento de imagens e a criação de peças de computação gráfica - é um serviço que pode ser feito sob demanda freelance. Para muitos produtores de conteúdo - instagrammers, youtubers ou mesmo páginas de marcas - é mais viável contratar um profissional independente para cada projeto do que montar uma estrutura fixa de edição, algo que custa bem mais dinheiro!

Redação publicitária

Como os três itens anteriores da lista evidenciam, o mercado de produção de conteúdo é bem favorável à utilização dos serviços freelance. Com a área de redação acontece o mesmo, e há muitas vagas para trabalhos relacionados à escrita de textos para blogs - principalmente com foco na otimização para o Google -, à elaboração de roteiros para vídeos ou à preparação de reportagens e artigos jornalísticos sobre os mais variados assuntos.

Desenvolvimento web

O setor da programação de computadores também oferece trabalho sob demanda. O cliente, para não ter que montar toda uma estrutura de desenvolvedores para criar um e-commerce, por exemplo, contrata programadores freelancers que entreguem o projeto dentro do tempo determinado. Além dos conhecimentos em linguagens de programação, os profissionais que também entenderem de design levam uma certa vantagem, já que conseguem entregar o site ou portal com o layout pronto, por exemplo.

Criação de jogos e aplicativos

A área de desenvolvimento mobile também chama atenção na contratação de serviços freelance. Segundo pesquisa publicada pela revista Exame em 2018, a demanda por profissionais com conhecimentos nas linguagens Java e C# vem crescendo nos sites de vagas para freelancers. De maneira análoga à criação para a web, o aumento da demanda pode ser explicado pela preferência das empresas por contratar trabalhadores temporários ao invés de montar uma estrutura fixa para o projeto.

Serviços de tradução

A área de redação também encontra um terreno fértil no setor de traduções, principalmente nos países que não possuem o inglês como língua oficial - que é o caso do Brasil. As contratações se concentram em passar documentos ou produções do idioma original para o inglês. Os contratantes podem ser empresas, instituições de ensino ou mesmo outros indivíduos - traduzindo cartas de recomendação, currículos ou artigos científicos, por exemplo. O caminho inverso também pode ser uma opção, em que o tradutor traduz documentos produzidos em outros idiomas para a linguagem pretendida por quem procura pelo serviço.

Continue acompanhando o nosso blog e veja outras dicas para alavancar a sua vida profissional!

Quais são os principais diferenciais do mercado de trabalho atual?

Quais são os melhores cursos para o mercado de trabalho?

Como encontrar o primeiro estágio?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!