É muito importante manter o currículo atualizado, não é mesmo? Estar preparado para as novas oportunidades é importante e demonstra a sua preocupação em estar pronto para dialogar com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No entanto, há uma particularidade do seu currículo que pode ajudar você a se destacar ainda mais. Que tal criar uma versão do seu résumé também na língua inglesa? Nós te explicamos como! Confira.

Personal details and contact information

É fundamental que os seus dados pessoais sejam a primeira informação do seu currículo. Inclua o seu nome completo, endereço ou cidade onde mora, sua idade e os dados para contato, como e-mail profissional e número de celular.

Full name - Nome completo

Citizenship - Cidadania

Address - Endereço

Telephone - Telefone

Mobile - Celular

Email - E-mail

Career objective

Mesmo na língua inglesa, é muito importante mencionar a qual vaga você está se candidatando e descrever quais são os seus objetivos profissionais. Seja conciso e direto.

Employment history

Cite quais são as suas experiências no mercado de trabalho. Mencione os nomes das empresas, durante quanto tempo trabalhou, em qual departamento atuou e em qual cargo, e descreva brevemente as atividades que você desempenhou. Lembre-se de listar as suas vivências profissionais em ordem cronológica, partindo sempre do seu emprego mais recente para o mais antigo.

Se você é recém-formado, a sugestão é colocar sua formação acadêmica antes das suas vivências profissionais, e utilizar esse espaço para mencionar os estágios dos quais participou durante a graduação. Veja os nomes de alguns cargos:

Advisor - Assessor

Assistant - Assistente

Associate - Associado

CEO - Diretor executivo

Consultant - Consultor

Director - Diretor

Manager - Gerente

Researcher - Pesquisador

Technician - Técnico

Trainee/intern - Estagiário

Education and qualifications

Nesse tópico, descreva a sua trajetória acadêmica, citando o curso no qual você é graduado, o nome da instituição e o ano em que recebeu o diploma. Aqui também devem ser citados seus outros cursos acadêmicos, como pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA. Não se esqueça de descrever também as suas experiências acadêmicas em ordem cronológica, partindo sempre do seu certificado mais recente para o mais antigo. Confira como falar da sua formação:

Technical license in... - Técnico em...

Bachelor's degree in... - Diploma de bacharel em...

Master’s degree in... - Diploma de mestrado em...

PhD in... - Doutor em…

Languages and computer skills

Descreva quais idiomas você conhece e informe o seu nível de domínio de cada um. Aqui você também deve mencionar os certificados que você tem de cada idioma, como o TOEIC, no caso da língua inglesa. Lembre-se de ser sincero sobre as suas habilidades; afinal, muitas empresas realizam testes ou entrevistas para comprovar os conhecimentos do candidato. É pertinente mencionar também qual é a sua língua materna, caso você esteja se candidatando para uma vaga internacional.

Na sequência, liste suas habilidades de informática. É relevante citar se você domina o Pacote Office, por exemplo, e outros softwares ou linguagens de programação que podem ser interessantes para a sua carreira ou para a vaga almejada. Você pode usar termos como:

Native - Nativo

Fluent - Fluente

Advanced - Avançado

Intermediate - Intermediário

Basic - Básico

Proficient user of... - Usuário em nível profissional de...


Extracurricular activities

Não deixe de listar os cursos extracurriculares que podem ser um diferencial para o seu currículo! Mencione os nomes dos cursos que você fez, as instituições de ensino onde foram ministrados e quando você os realizou.

Others

Por fim, não deixe de citar outras informações que podem ser significativas para a sua carreira, como viagens internacionais, artigos publicados e premiações. Também é válido mencionar se realizou trabalhos voluntários, já que essas iniciativas são muito bem vistas aos olhos dos empregadores. Confira:

International trips - Viagens internacionais

Publications - Publicações (como artigos e livros)

Awards/honors - Prêmios

Scholarships - Bolsas de estudo

Affiliations - Grupos profissionais dos quais você faz parte

Volunteer work - Trabalho voluntário

References and expected salary

Em alguns países, é muito comum que os recrutadores peçam referências dos candidatos. No entanto, se a vaga não solicitar essa informação de maneira direta, é pertinente apenas mencionar ao final do seu currículo que você poderá passar tais informações caso seja necessário. O mesmo vale para a sua pretensão salarial, cujo valor deve ser informado apenas se o recrutador da vaga solicitar.

Professional and personal references available on request. - Referências profissionais e pessoais mediante solicitação.

Um currículo bem construído é essencial para alcançar novas metas profissionais. Por isso, esteja atento ao conteúdo e também ao layout do seu documento. Se você trabalha em uma área mais séria, mantenha o formato clássico, com fontes de fácil leitura e tamanho convencional. Já para os profissionais que dialogam com áreas mais extrovertidas, como comunicação e marketing, é válido pensar em maneiras de usar o formato do seu currículo ao seu favor e se destacar!

Se você está dando os primeiros passos em direção ao mercado de trabalho, nós selecionamos alguns posts especiais para você se sobressair:

Como saber mais sobre a área de trabalho que você escolheu

6 curtas-metragens disponíveis no YouTube para treinar o inglês

INFOGRÁFICO: Como aproveitar o tempo livre sem deixar de aprender coisas novas?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!