Nos últimos tempos, os métodos de ensino da programação se tornaram bem mais lúdicos, ajudando os iniciantes a ingressar na área. Para os fãs de tecnologia, pode ser um caminho para conquistar um cargo de sucesso e trilhar uma carreira importante. Veja nossas dicas de profissões nesse ramo! 

Desenvolvedor web

O profissional pode trabalhar na criação e na manutenção de sites, blogs, redes sociais, e-commerces e outras páginas web. Para realizar a função, é fundamental estudar bastante as questões de back-end e front-end, entendendo tanto a estruturação dos códigos quanto a estilização para propiciar a melhor navegabilidade possível para o usuário.

Criador de games 

O mercado de games cresceu muito nos últimos anos e se consolidou como uma importante indústria do entretenimento. Nesse sentido, desenvolver jogos deixou de ser apenas uma mera aventura e se transformou em uma experiência séria! O programador será responsável por estruturar as tomadas de decisão do jogo e propiciar a melhor experiência para o usuário. 

Desenvolvedor mobile

Os smartphones, tablets e, principalmente, os celulares tomaram conta do mercado de tecnologia, sendo os principais responsáveis pelo acesso à internet. A produção de aplicativos, sistemas operacionais e outras soluções mobile consegue empregar boa parte dos programadores, contando inclusive com boas prospecções para o futuro, graças ao avanço da internet das coisas e do seu uso de diversos aparelhos para conexão à internet. 

Segurança de dados 

A variedade de aparelhos conectados à internet, junto do uso cada vez mais frequente da tecnologia, pede uma proteção apurada dos dados, visto que nós compartilhamos muita coisa nas redes sociais e nas transações bancárias, por exemplo. O cuidado com as informações é em parte responsabilidade das empresas e também do governo. Portanto, esses setores contam com desenvolvedores experts em formular soluções para proteger as pessoas. 

Análise de dados 

As ferramentas de Business Intelligence e Excel, e outras responsáveis pela análise de dados podem ganhar muito em produtividade com o trabalho dos programadores. Entender a estrutura de funcionamento dos softwares pode fazer total diferença na hora de interpretar as informações e propor medidas e soluções a partir delas. 

Veja mais dicas para ingressar no mundo da programação:

5 motivos para você seguir a carreira de programador

7 habilidades essenciais para os profissionais de tecnologia da informação

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!