Entre as principais perguntas capazes de deixar os candidatos inseguros durante uma entrevista de emprego, a pretensão salarial é considerada um tema delicado e causa desconforto entre os profissionais que buscam novas oportunidades. Muitas empresas não colocam informações sobre o salário ao divulgar uma nova vaga, e muitos candidatos são pegos de surpresa pela pergunta durante a fase presencial do processo seletivo. Escapar desse momento é muito difícil e, por isso, é necessário estar preparado para respondê-la de maneira apropriada. Confira as nossas dicas e entenda como responder essa pergunta! 

Mencione o assunto apenas se você for questionado

Especialistas indicam que a pretensão salarial deve ser mencionada apenas se a empresa solicitar, e no momento em que essa questão for levantada pelo recrutador. Portanto, não coloque essa informação em seu currículo, não cite em sua carta de apresentação e também evite falar sobre a questão durante a sua entrevista. 

O ideal é esperar o entrevistador fazer essa pergunta para respondê-la. Por outro lado, tentar omitir a informação quando questionado pode ser negativo para o seu desempenho no processo de seleção. Dessa forma, é fundamental aguardar o momento ideal para tocar no assunto, caso seja necessário. Portanto, lembre-se de que é válido perguntar outros detalhes sobre a vaga, como a expectativa de crescimento dentro da empresa ou os benefícios oferecidos. 

Esteja preparado

Para não ser pego de surpresa, chegue preparado para a sua entrevista! Antes do encontro, pesquise sobre o piso salarial da sua profissão para o cargo que você almeja. Nesse ponto, conversar com colegas pode ser interessante, e com base em suas vivências eles também ajudarão você a compreender qual é a média dos salários praticados pelo mercado atualmente. 

Além disso, é essencial ter em mente que a sua pretensão salarial deve estar de acordo com o momento da sua carreira, ou seja, a sua experiência conta. Isso significa que se você está começando a sua carreira, ou se arriscando em uma nova área, é melhor evitar a menção de salários muito altos. 

Cuidado com os valores

Ao elaborar o valor da sua pretensão salarial, seja cauteloso e esteja atento à sua realidade. Se você está desempregado há algum tempo, não é benéfico citar valores muito altos. Entretanto, se você está empregado e outra empresa tenta negociar a sua contratação, as cifras podem aumentar um pouco. Em todos os casos, é importante manter os pés no chão, evitando sugerir salários irreais ou cobrar pouco pelo seu trabalho - e desvalorizar a sua atuação profissional. 

Nesse sentido, saiba qual é a média salarial para a vaga e compreenda também de que maneira a sua trajetória profissional e as suas especializações na área podem ser um diferencial para a sua atuação. Além do mais, não se esqueça de levar em consideração o perfil da empresa. Os salários para o mesmo cargo podem ser muito diferentes em uma multinacional e em uma pequena empresa, por exemplo. 

Estabeleça uma faixa salarial

Uma alternativa que pode ser benéfica e evitar constrangimentos é citar qual a faixa salarial do seu interesse. Essa abordagem permite a negociação entre ambas as partes, e traz mais tranquilidade para o processo. Muitas empresas têm abertura para conversar sobre os valores e alterar os benefícios, o que pode resultar em uma contratação cujo salário é um pouco maior ou menor quando comparado aos valores citados inicialmente. Outra dica é mencionar o valor em questão usando salários mínimos. 

Estabelecer a sua pretensão salarial pode soar como um ato desconfortável, mas é importante estar pronto para lidar com esse questionamento durante o processo seletivo para uma nova oportunidade. Lembre-se de valorizar o seu trabalho, esteja consciente sobre o mercado e o panorama geral do seu segmento de atuação profissional, e tenha os pés no chão!

Se você deseja alcançar uma carreira de sucesso, aproveite a visita ao nosso blog e leia outros textos sobre o universo profissional:

Como falar sobre demissões em uma entrevista de emprego?

Como melhorar sua confiança no ambiente de trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!