A graduação é um momento muito esperado e especial por todos os jovens. É a finalização de um ciclo e o começo de outro: o primeiro emprego. Durante a faculdade, muitos estudantes têm a oportunidade de conseguir um trabalho ou serem efetivados no estágio que realizam, mas muitos vão à busca quando se formam. 

As informações sobre a situação do mercado de trabalho podem assustar, mas é ótimo saber que a taxa de desemprego nessa fase de início de carreira é menor comparada a outras fases. Então não se preocupe! Certamente você irá encontrar o emprego ideal na hora certa. Neste post, reunimos algumas dicas para os jovens da geração Z começarem a procura pelo primeiro trabalho e terem sucesso nas entrevistas. Confira!

Organize suas redes sociais

Conhecida como a primeira geração que cresceu com as mídias digitais, a geração Z é composta por jovens que compartilham fotos e vídeos em várias mídias sociais, mostrando todos os tipos de situações e opiniões. Se você está procurando um emprego ou já está no primeiro emprego, está na hora de dar uma olhada nas postagens mais antigas do seu Facebook, nas suas fotos do Instagram, tweets e postagens em outras redes sociais. Certifique-se de que não há alguma postagem, foto ou opinião que pode causar problemas no trabalho, e se a resposta for sim, apague o que não acrescenta nada de positivo. Mesmo com a liberdade de expressão, a dica é evitar problemas desnecessários. 

Tenha disposição para aprender 

Mesmo que os jovens da geração Z absorvam informações facilmente o tempo todo, por meio de diversos canais que podem ajudar a desenvolver os conhecimentos, ainda há muito o que aprender na prática com o primeiro emprego. A dia a dia real do trabalho não é demonstrado por nenhum blog, vlog ou podcast, por exemplo. Uma boa dica para conquistar o primeiro emprego é falar na entrevista sobre situações que mostram que você tem uma bagagem. 

Devem ser conteúdos que demonstrem habilidades que serão utilizados na sua rotina profissional, como conhecimentos de programas de informática como Word, Excel, PowerPoint e Access, ou conhecimentos de programação. Se você fez um estágio durante a faculdade, conte como foi, as situações que vivenciou, os problemas que solucionou e o que aprendeu. Mostre que você tem muito o que aprender ainda, mas está preparado para ter novos ensinamentos e encarar novos desafios!

Tenha referências

As referências dão informações importantes para o empregador que não são obtidas em outro lugar, como no currículo, na própria entrevista ou em testes, sobre o seu verdadeiro desempenho no trabalho. Se você já teve algum tipo de experiência de trabalho, como jovem aprendiz ou estagiário, peça para os seus antigos chefes serem referências para você. Caso você não tenha trabalhado ainda, peça para os professores do seu curso cumprirem esse papel. Eles sabem sobre a sua ética de trabalho, pontualidade e dedicação, características pelas quais as empresas se interessam muito. Um ótimo caminho para pedir e expor referências é o LinkedIn, uma rede social bem valorizada pelos empregadores. 

Agora que você, membro da geração Z, sabe as informações mais importantes sobre primeiro emprego, que tal dar os primeiros passos nesse caminho de sucesso? Seguindo essas dicas, com certeza muitas conquistas serão realizadas, e esse é só o começo! 

Acompanhe o nosso blog e leia mais sobre primeiro emprego e mercado de trabalho:

O que colocar no currículo para o primeiro emprego?

“Qual é a sua pretensão salarial?”: como responder essa pergunta

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!