Criatividade significa ter a capacidade de criar e inventar. Por isso, profissionais criativos são muito valorizados no mercado de trabalho, para terem e compartilharem ideias que colaborem para o sucesso da empresa, com bons resultados nos projetos. Tendo criatividade, é possível pensar em maneiras funcionais de realizar as tarefas, com um bom rendimento e soluções para os obstáculos que surgirem. Reunimos alguns hábitos para você adquirir na sua rotina de trabalho e, assim, desenvolver a criatividade. Acompanhe o post!

Saia da zona de conforto

Todos têm os seus valores e visões, mas é importante expandir as suas perspectivas de mundo! Além disso, não antecipe suas opiniões; sempre coloque-se no lugar dos outros para pensar como um todo. Vá atrás de novas experiências e conheça novas pessoas e lugares que podem agregar ao seu processo criativo. Fora da zona de conforto, conseguimos ter ideias sem os conceitos já conhecidos. Arrisque-se tentando fazer algo novo. Você pode ficar surpreso com os resultados da sua capacidade criativa!

Faça cursos

Não pare de estudar, mesmo que seja um curso diferente da sua área profissional. Aprenda o máximo que puder em uma instituição de qualidade. É importante você lembrar que todo tipo de aprendizado contribui para a sua bagagem profissional, expandindo suas fontes de informações para ter ideias criativas no trabalho. 

Tenha curiosidade 

Cultive a vontade de aprender, não importa se o assunto tenha relação com o seu trabalho ou não. Tenha vontade de entender como o mundo ao seu redor funciona, faça perguntas e busque pelas respostas sem esperar que o outro faça isso por você. Todos os dias, surgem novidades para adquirir novos conhecimentos e que instigam a sua curiosidade. 

Acompanhe diferente conteúdos

Aprimore o seu repertório pessoal: assista a filmes que abordam temas importantes da história e da sociedade, ouça músicas e leia livros de grandes escritores, por exemplo. Assim você tem assunto para conversar com os outros e consegue manter uma conversa firme! Nem só de trabalho se vive e se conversa, certo? Além disso, muitos contatos criativos podem servir como exemplo ou inspiração para você realizar o seu trabalho. 

Informe-se constantemente 

Busque estar atualizado sobre o que está acontecendo ao seu redor e em todo o mundo, nas diversas áreas que existem, desde econômica e política até social e cultural. Aproveite a facilidade das redes sociais para ter contato com pessoas influentes no meio profissional e compartilhe informações e ideias que você achar relevantes no seu perfil. 

Aprende um novo idioma

Aprender um novo idioma é também conhecer novas culturas de diferentes países, expandindo sua visão e dando mais vontade ainda de sair da zona de conforto, como falamos acima. O inglês é um dos idiomas fundamentais para se aprender, já que ele é usado na maioria dos países e requerido em muitas empresas. Em seguida, que tal aprender uma língua diferentona para ser um diferencial, como mandarim ou francês? 

Organize-se para viajar

O que você acha de ir cada vez mais longe? Já que você está entusiasmado para sair da sua zona de conforto e está aprendendo outra língua, planeje-se para fazer uma viagem e voltar com muitas histórias para contar. Além disso, as suas visões em diversas situações são expandidas. Uma das experiências que mais agregam conhecimentos em viagens é conversar com nativos do seu destino. Com certeza você vai perceber como existem diferentes modos de viver!

A criatividade já existe em você, mas ao longo do tempo, é possível desenvolvê-la cada vez mais! É fundamental que você seja esforçado durante os processos criativos e procure aprimorar as habilidades que podem ser aplicadas na sua vida profissional. Durante o seu expediente, lembre-se de ter intervalos para renovar a energia e clarear as ideias!

Acompanhe o nosso blog e leia mais posts sobre mercado de trabalho:

5 atitudes negativas para sua carreira

Como melhorar sua confiança no ambiente de trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!