As entrevistas de emprego são muito esperadas e temidas por quem está procurando se colocar no mercado de trabalho ou trocar de emprego. A oportunidade de mostrar as suas qualidades à empresa pode se tornar mais difícil caso você não esteja preparado para responder às perguntas feitas pelos recrutadores. Neste texto vamos te mostrar 7 perguntas que podem ser feitas a você.

1 - "O que você sabe sobre nossa empresa?"

Essa pergunta é muito comum e serve para o avaliador saber se você fez uma pesquisa sobre a empresa para a qual está concorrendo a uma vaga. Saiba o segmento em que a empresa atua e conheça a missão e os princípios que ela segue.

2 - "Fale um pouco sobre você"

Nesse momento, os recrutadores não estão esperando que você conte sobre sua vida inteira, sua comida favorita ou quantos cachorros você tem. Foque em responder coisas que são relevantes para a vaga e que te deem destaque!

3 - "Por que deixou seu último emprego?"

Pode parecer uma pergunta simples de responder, mas ela revela muito da personalidade e do comportamento do candidato. É nesse momento que é possível captar se a pessoa é responsável, se tem ética, como se relaciona com os colegas e se respeita o último lugar em que trabalhou. 

Caso você tenha sido demitido, não tenha vergonha de dizer. Afinal, todos estão sujeitos a isso. Para não gerar uma imagem negativa de você mesmo, não fale mal do seu antigo trabalho e nem dos colegas e chefes. Essa atitude demonstra infantilidade e falta de respeito.

4 - "Qual a sua melhor qualidade e seu pior defeito?"

Fuja do óbvio! Responder que o seu perfeccionismo é uma qualidade e um defeito, ou que é muito dedicado, é o que os avaliadores não querem ouvir como resposta. Eles já esperam que o candidato seja perfeccionista e dedicado ao trabalho, portanto seja sincero.

Quando for falar das suas qualidades, cuidado para não parecer que está se autopromovendo de maneira artificial e esnobe. Uma boa dica é usar feedbacks antigos para basear o seu discurso. Nos defeitos procure algo que você consiga melhorar com o tempo.

5 - "Onde você quer estar daqui 5 anos?"

Esteja preparado para responder a alguma pergunta sobre o seu futuro. Avaliadores gostam de perguntar isso para saber qual a expectativa para a sua carreira profissional, as suas ambições e se a empresa pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

6 - "Qual a sua pretensão salarial?"

Essa pergunta pode ser muito difícil de ser respondida; então, o mais aconselhável é o candidato estipular uma faixa salarial e não um valor fixo. Além disso, demonstra que está disposto a negociar, caso seja necessário. Temos um texto sobre esta pergunta aqui no nosso blog, confira aqui.

7 - "Você tem alguma pergunta?"

Geralmente, essa é a pergunta que encerra a entrevista, quando o recrutador abre o espaço para o candidato questionar algo que ficou em dúvida. Use esse espaço para perguntar sobre horários e turnos de trabalho, benefícios que a empresa oferece e quais os próximos passos da seleção.

Essas perguntas são muito comuns, mas nem todos estão prontos para respondê-las. Quando tiver a oportunidade de participar de uma entrevista de emprego, esteja preparado e encontre o equilíbrio na maneira como falará, para não parecer um robô com respostas decoradas e automáticas.

Confira outros textos do nosso blog sobre entrevistas de emprego.

Qual a importância das redes sociais para os recrutadores?

"Por que devemos te contratar?" Como responder a essa pergunta?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!