Você já percebeu que estamos cada vez mais em contato com a robótica e com as novas tecnologias? Pois é, esse campo de atuação está crescendo e, para quem gosta desse tema, há muitas carreiras que podem ser boas opções para entrar no mercado de trabalho. Reunimos aqui cinco profissões que estão em contato direto com a robótica.

Robotista

Para aqueles que gostam de criar, programar, configurar e pensar no processo de elaboração de uma máquina, ser um robotista é uma boa opção de carreira. Esse profissional precisa ter conhecimento das linguagens de programação e habilidades com criação, e conseguir entender as necessidades do mercado para desenvolver robôs eficientes.

Engenheiro de robôs

Essa profissão ainda está crescendo no Brasil. Ela consiste no aprendizado de teorias ligadas à computação e às engenharias mecânica, elétrica e de controle e automação, além de conceitos de matemática, física, programação e robótica. Ao se formar, o profissional estará habilitado a desenvolver, criar e fazer manutenção de robôs.

Técnico em robótica

O técnico em robótica é o responsável por fazer a manutenção dos robôs e das máquinas. Tem papel fundamental na cadeia de produção de uma empresa, pois é quem faz os reparos e pensa em soluções para melhorar o rendimento dos maquinários.

Engenheiro de nanorrobôs médicos

A nanotecnologia está cada vez mais presente nos tratamentos de doenças e de dores. Por isso, o mercado está precisando de pessoas que tenham conhecimento em medicina e robótica para desenvolver nanorrobôs capazes de suprir as necessidades dos pacientes.

Engenheiro de produção

Para quem se interessa pelos números e por gestão, um caminho bastante procurado é a engenharia de produção. Isso porque um dos desafios deste profissional é criar estratégias e planejar a convivência harmônica entre o homem e a máquina nas grandes empresas. O engenheiro de produção tem contato direto com todas as etapas de produção de um material, portanto precisa estar atualizado com as novidades da robótica.

Como você leu aqui neste texto, existem diversas possibilidades de atuação para quem gosta de robótica. Basta saber se sua preferência é por desenvolvimento, criação ou manutenção dos robôs. E se você deseja ler mais sobre mercado de trabalho, que tal conferir o nosso blog?

7 profissões para quem gosta de viajar

O que todo jovem da geração Z precisa saber sobre primeiro emprego

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!