Estudo, trabalho, sucesso. Palavras que se complementam e significam muito na vida de qualquer trabalhador. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as vagas cada vez mais exigentes. Apesar da ansiedade de passar por uma entrevista, existem alguns macetes que ajudam e facilitam na busca da tão sonhada vaga de emprego. Está se preparando para essa fase? Confira algumas dicas do que fazer:

Estude

Saber qual é a missão, a visão e os valores da empresa ou apenas o que ela faz ou não é suficiente. Não é preciso decorar a história da empresa, mas vá mais a fundo do que o comum. É normal que os recrutadores questionem por que o candidato deseja ser funcionário do lugar, e respostas superficiais não serão suficientes. Entenda o mercado de atuação, o que a empresa faz e a cultura da organização, e esteja preparado para encarar as perguntas.

Prepare-se para as perguntas padrão

Quais são seus pontos fortes? E os fracos? Como você se vê em 5 anos? Por que eu devo te contratar? São perguntas comuns em entrevistas de emprego, mas que você precisa estar preparado para responder, pois elas não são simples. Antes de ir para a entrevista, pense em quais seriam as respostas para tais questionamentos e evite as respostas rasas e clichês.

Planeje o seu dia

Mesmo que o endereço seja conhecido, é importante preparar os detalhes. Pode parecer meio óbvio, mas dependendo da empresa e do examinador, o atraso em um processo seletivo pode significar a eliminação do candidato. Calcule o tempo de chegada até o local e planeje o horário de saída de casa baseado em todos os imprevistos que podem acontecer. Antecedência é sempre um ponto positivo!

Descubra quais são suas dúvidas

Muitas vezes a descrição de uma vaga não é completa nos meios de divulgação. Existem inúmeras pessoas que sentem vergonha de questionar alguns pontos sobre o cargo nas entrevistas, mas saiba que isso pode ser extremamente positivo. Não deixe de fazer perguntas ao recrutador: tire dúvidas a respeito da empresa, da vaga e das atividades rotineiras do trabalho.

Uma entrevista de emprego não precisa ser uma parte assustadora da vida dos trabalhadores. Existem diversas técnicas e dicas que podem torná-la algo simples, como frases clichês para se evitar. Além disso, é importante atentar a alguns detalhes na hora de procurar um emprego para que o candidato se inscreva apenas em vagas válidas para sua carreira profissional.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!