Uma boa preparação não é feita somente com horas de estudo, mas sim com a combinação entre formação profissional e certas características pessoais que fazem toda diferença na hora de conquistar um bom emprego. No post de hoje, nós falaremos um pouquinho delas, juntamente com algumas dicas do que fazer para aperfeiçoar-se em cada um desses quesitos.

Inteligência emocional


A inteligência emocional é um conceito amplo que está relacionado a diversas habilidades, entre elas a capacidade de controlar as próprias emoções, sejam positivas ou negativas. Envolve também a compreensão dos sentimentos alheios e a capacidade de se colocar no lugar dos outros e enxergar a realidade a partir do ponto de vista daquela pessoa, entendendo suas motivações e sabendo respeitá-las.  

Ao aprender a controlar seus sentimentos, é possível agir de maneira mais ponderada, principalmente em momentos de crise, em que o indivíduo pode se deixar guiar pelas emoções. Conseguir manter a calma apesar das diversidades faz de você uma pessoa mais sociável e fácil de lidar, ideal para trabalhar em grupo, algo fundamental dentro das empresas atuais.

Flexibilidade


A flexibilidade está ligada à capacidade de se adaptar às condições impostas pelo ambiente. E com o avanço da tecnologia, as coisas têm mudado muito rápido, principalmente em carreiras relacionadas à computação, por exemplo. O profissional flexível está hábil a enxergar as novas tendências e absorvê-las mais facilmente, sem perder tempo resistindo às transformações.

O conceito também inclui a capacidade do profissional de realizar mais de uma função, algo também chamado de multitasking. Cada vez mais, o modelo de um funcionário que cumpre apenas uma parte isolada do processo está caindo em desuso, dando lugar a alguém com uma formação mais ampla, apto a entender de diferentes áreas e realizar um trabalho mais integrado.  

Capacidade de aprender rápido


Isso não está diretamente relacionado a uma facilidade intelectual de aprender as coisas mais rápido, mas sim à disposição de buscar se adaptar às mudanças. O importante é você estar sempre correndo atrás de se especializar e acompanhar as novidades do mercado, fazer cursos, participar de congressos e acompanhar as maiores personalidades do seu setor, por exemplo.

Mais do que capacidades técnicas, o que conta aqui é a vontade de buscar conhecimento, mesmo que isso demore um pouquinho. É preciso ser uma pessoa aberta a aprender novas coisas, e não alguém fechado dentro de suas próprias convicções.

Criatividade


A criatividade não é uma habilidade necessária apenas em carreiras que trabalham com processos artísticos, como designers ou músicos, por exemplo. Muito além disso, é uma característica importante para qualquer profissional, pois ajuda a encontrar soluções fora do óbvio, algo vital em momentos de crise.

Erroneamente, a criatividade pode ser vista como um sentimento abstrato que surge em momentos de inspiração, mas não é nada disso. É uma habilidade treinável e que pode ser aperfeiçoada com alguns exercícios, como tentar enxergar o mundo à sua volta por diferentes perspectivas ou praticar sua capacidade de interpretar imagens e textos, por exemplo.

Foco e concentração


Um profissional precisa ter seus objetivos de vida bem definidos, bem como criar um planejamento de carreira que o ajuda a chegar aonde quiser. É claro que as coisas mudam pelo caminho, mas isso se encaixa perfeitamente com a maturidade de se adaptar às mudanças. Além disso, é fundamental que a pessoa seja capaz de cumprir seus objetivos e manter o foco mesmo durante os momentos de dificuldade.  

Todas essas características podem parecer muito pessoais, mas não são. É possível trabalhar bastante para conseguir aperfeiçoar cada uma delas, tornando-se um profissional bem qualificado e preparado para se destacar no mercado de trabalho.

Continue no nosso blog e acompanhe outras dicas como essa:

Dicas para lidar com a ansiedade no começo da carreira

Atitudes para se manter estável no trabalho

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!