Nós conversamos com o Lautre Alencar, um ex-aluno da Prepara da cidade de Belém, capital do estado do Pará! Com 24 anos de idade, Lautre é estudante do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade da Amazônia. No post de hoje, vamos contar um pouquinho da sua história e mostrar como os cursos profissionalizantes foram fundamentais na sua vida.

Conheceu a Prepara na escola


Lautre conheceu a Prepara em um evento na sua escola, quando ainda estava no primeiro ano do Ensino Médio. Alguns funcionários foram ao colégio e deram palestras sobre a importância dos cursos profissionalizantes no início da carreira. O jovem estudante se interessou pelo conteúdo e foi conhecer uma das unidades.

Dentre as diversas opções, Lautre escolheu o design gráfico. E não parou por aí! Na sequência já emendou com os cursos de web design e Indesign, todos na linha de edição de imagens e criação de peças artísticas e publicitárias.

Divisor de águas


Para Lautre, os cursos da Prepara foram um verdadeiro divisor de águas em sua vida. Como muitos outros estudantes do ensino médio, ele ainda estava indeciso sobre o que queria para o futuro. Fazer um curso profissionalizante foi o pontapé inicial para o jovem conhecer mais sobre a área que despertava o seu interesse.

Inserção no mercado de trabalho


Após realizar os cursos na Prepara, Lautre trabalhou como designer freelancer. Porém, um tempo depois ele conseguiu uma das maiores oportunidades da sua vida: foi contratado pelo Diário do Pará, um dos maiores jornais de todo o estado.

Lautre diz que se não fossem os cursos profissionalizantes feitos ainda no ensino médio, dificilmente conseguiria alcançar uma vaga tão importante. A área de design costuma valorizar muito a experiência, o que o jovem já tinha de sobra mesmo com pouca idade.

Entrada na universidade


Juntamente com o trabalho no Diário, Lautre ingressou no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia, em Belém. Para ele, o curso de design gráfico foi fundamental para essa decisão, já que possuía experiência na área e tinha mais certeza de que era isso que queria para a sua vida.

Sempre um passo à frente


A experiência dos cursos profissionalizantes sempre ajudou Lautre a estar um passo à frente em relação aos outros. Muitos dos conteúdos que via em sala de aula já tinham sido trabalhados por ele ainda no ensino médio.

Lautre conta que, em algumas aulas, terminava suas tarefas primeiro e depois ia ajudar os colegas de sala. Além disso, demonstrava menos dificuldade com os conteúdos propostos pelos professores, já que estava havia algum tempo estudando os assuntos e os dominava bem mais do que alguém que estava apenas começando.

Hoje em dia


Atualmente, Lautre trabalha em uma das maiores agências de publicidade do estado do Pará, e já está no último semestre da graduação em Publicidade e Propaganda. Com apenas 24 anos, possui um currículo extenso e bem completo. O jovem conta que tudo isso começou lá no ensino médio, no momento em que decidiu iniciar um curso profissionalizante.

Dicas do Lautre:

Além de compartilhar sua experiência de vida, Lautre ainda deixa algumas dicas para quem está indeciso sobre a carreira profissional. Veja:

A importância dos cursos profissionalizantes

Investir em um curso profissionalizante realmente faz toda a diferença. Quando você vai entrar no mercado de trabalho ou mesmo na faculdade, acaba indo muito “cru”. Os cursos te dão uma bagagem prévia que torna as coisas bem mais fáceis.

Vai ter ajudar a se descobrir

Um curso profissionalizante é algo ideal para o jovem que está naquela idade entre o fim do ensino médio e o início da vida adulta. Eles vão te ajudar a se descobrir e conhecer de maneira prática a área pela qual você possui interesse.

Além disso, os cursos são mais rápidos e diretos, o que deixa a escolha mais leve. Na faculdade, você demora alguns anos para se formar, o que é uma decisão bem mais pesada. No ensino profissionalizante você tem mais liberdade para testar.

Ótima combinação com a faculdade

Os cursos profissionalizantes são boas maneiras de ter o primeiro contato com aquela área que você deseja estudar na universidade. Eles vão te ajudar bastante a deixar a decisão de qual graduação fazer bem mais fácil, mostrando do que você gosta e para o que não tem muitas aptidões.

Faça mesmo que você não siga na área

Se você começar o curso e descobrir que não é sua área, tudo bem! O objetivo é justamente te oferecer o primeiro contato com um certo campo de estudos. Escolha os temas pelos quais você possui mais interesse e teste se realmente é isso que quer para a sua vida.

Além disso, a Prepara conta com profissionais especializados para te ajudar a descobrir suas vocações. Os cursos te deixam bem preparado para a sua inserção no mercado de trabalho ou em uma universidade.

Gostou da história e das dicas do Lautre? Então venha conhecer a Prepara! Quem sabe nosso próximo post não conta a sua história?!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!