No futuro, a maioria das profissões terão que lidar diariamente com alguma face da tecnologia. Por isso, é preciso preparar os profissionais para esse mundo tecnológico. Nesse sentido, a robótica se destaca como uma formação essencial. Muito além do conhecimento técnico, ela ajuda a desenvolver diversas outras habilidades, como as que separamos a seguir. Confira!

Aprendizado de matemática e física

A robótica trabalha com uma série de conceitos matemáticos e físicos, como movimento, conservação de energia e funcionamento de circuitos elétricos. O desenvolvimento de projetos dos mais variados tipos de máquinas - como um robozinho programado para andar sozinho - aplica os temas estudados de maneira prática, o que facilita o aprendizado.

Raciocínio lógico

Uma das bases da robótica é a programação de computadores, área do conhecimento muito benéfica para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Para criar qualquer projeto, é preciso se organizar, pensar de forma estruturada e executar as ações. Cada parte da máquina deve ser muito bem planejada, exigindo concentração e foco do estudante.

Criatividade

Os projetos dos cursos de robótica estão sempre desafiando o aluno a propor soluções criativas para as tarefas apresentadas. É um braço que melhora a aerodinâmica aqui, ou uma mudança nas linhas de códigos que otimizam a velocidade das rodas ali! A melhora na capacidade de criar adquirida nos estudos se expande para outras áreas da vida, contribuindo para sua formação profissional mesmo que você não siga na área!

Resolução de problemas

A robótica incentiva a pensar de maneira sistêmica, ensinando a dividir um problema maior em partes menores e resolver uma por uma, sem atropelar os processos. Além do mais, para escrever todos os códigos e projetar as máquinas, é preciso fazer tudo minuciosamente, já que qualquer errinho trava tudo e te leva a ter que revisar todo o trabalho.

Trabalho em equipe

Você pode até trabalhar sozinho durante o desenvolvimento dos seus robôs, mas o curso incentiva que se trabalhe em equipe. Cada pessoa pode apresentar diferentes habilidades que contribuem bastante para o andamento do projeto, trazendo pontos de vista que você nem tinha notado. Isso acaba se tornando também um treinamento para o mercado de trabalho, já que o aluno aprende como conviver com colegas que fazem as coisas de maneiras diferentes das suas.

A robótica pode contribuir diretamente para o desenvolvimento das suas habilidades profissionais, tornando-se um conhecimento fundamental para os trabalhos do futuro. Mas como será esse futuro? Nossos posts podem te ajudar a responder essa pergunta!

O futuro do trabalho: quais são as tendências do mercado?

5 tipos de inteligência que você precisa desenvolver para o mercado de trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!