A globalização é considerada um fenômeno muito importante para a atualidade. Além de proporcionar uma comunicação rápida e instantânea por todo o mundo, muitos processos do nosso dia a dia tornaram-se mais ágeis, e todos os campos da sociedade foram diretamente influenciados pelas mais diversas tecnologias. Entre elas, a inteligência artificial se destaca, mas ainda causa dúvidas entre muitas pessoas. Para te ajudar a entender melhor o tema, neste post você confere o que é a IA e como ela pode mudar o mundo! 

O que é a inteligência artificial?

De maneira geral, a inteligência artificial - também conhecida pela sigla IA - é um ramo da ciência que elabora e projeta dispositivos capazes de simular a capacidade que nós, seres humanos, temos para raciocinar, perceber o mundo à nossa volta e tomar decisões. Essa área da ciência está diretamente relacionada à informática e à computação; portanto, os avanços da inteligência artificial costumam estar lado a lado com esses dois campos de conhecimento. 

A inteligência artificial também permite que as máquinas desenvolvam a capacidade de aprender, ajustando-se aos novos dados que possam receber ou às interações realizadas com seres humanos. Por meio  de sistemas e plataformas específicas, é possível tornar um robô ou uma plataforma virtual capaz de processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões pré-determinados. 

Como a IA artificial está em nosso dia a dia - e pode modificá-lo?

Há uma grande variedade de aplicações da inteligência artificial em nosso cotidiano, e muitas vezes esse tipo de tecnologia traz inúmeras praticidades para nós. Ainda, é comum que esse tipo de avanço tecnológico traga mudanças para muitos profissionais e outros campos de conhecimento, contribuindo para mudar o mundo! Bacana, né? Veja alguns usos da IA. 

Doutores robôs

A inteligência artificial permite o desenvolvimento de ferramentas médicas extremamente significativas. Quando incorporada à medicina, essa tecnologia pode auxiliar na criação de máquinas capazes de atuar em cirurgias delicadas de maneira extremamente precisa. Além disso, devido à facilidade para ler padrões - ou a ausência deles - a medicina pode ganhar aliados na detecção de doenças antecipadamente. 

Atenção às finanças

Atualmente, é possível encontrar inteligências artificiais focadas no mercado financeiro e na análise desses dados. Muitos programas e softwares pautados nessa tecnologia reúnem os recursos necessários para detectar padrões financeiros em bolsas e ações de todo o mundo, ou até mesmo prever mudanças que podem causar prejuízo. Dessa maneira, torna-se muito mais seguro investir e obter os retornos desejados! 

Exploração de outros planetas

Há algum tempo, os robôs e a inteligência artificial tornaram-se muito importantes para a exploração do espaço! Ao longo das últimas décadas, os rovers e sondas não tripuladas são apostas de grandes instituições que investem na pesquisa espacial para realizar novas descobertas, já que são capazes de chegar até regiões inóspitas com maior facilidade e em segurança. 

Cuidado com o meio ambiente

As mudanças climáticas e o cuidado com a natureza são dois temas muito importantes, certo? Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada! Hoje, é possível encontrar ferramentas capazes de medir os índices de qualidade do ar ou a quantidade de poluentes na água. Além disso, as máquinas também conseguem distinguir os organismos biológicos dos poluentes presentes na água ou na atmosfera, e podem separá-los. 

Otimização para os profissionais de TI

A inteligência artificial também traz grandes ganhos para profissionais da área de tecnologia da informação. Com essa nova ferramenta, é possível otimizar diversos processos da rotina de trabalho e detectar intrusões de segurança ou problemas de usuário, por exemplo. Acredita-se que no futuro a IA poderá até mesmo exercer funções como help desk e administração de sistemas. 

Auxílio para o usuário

A comunicação e as redes sociais também podem ser muito modificadas pela inteligência artificial. Além da maior rapidez para processar dados diversos, como compras, a IA também poderá ajudar no mapeamento de tendências de consumo e comportamento. Ela ainda vem demonstrando a possibilidade de melhorar o atendimento digital com auxílio dos chatbots, pequenas ferramentas que podem responder ao usuário com maior rapidez!

Mobilidade urbana

Recentemente, muitas empresas ligadas ao universo tech e ao automobilismo vêm investindo em tecnologias capazes de trazer maior praticidade para a mobilidade urbana. Os carros já estão sendo automatizados com a inteligência artificial, e ganhando recursos e ferramentas capazes de torná-los autônomos - e não ser necessária a presença de um motorista. Essa abordagem já é comum também em outros meios de transporte. Na Europa, é comum que os trens transportem passageiros sem a ajuda humana.  

Educação 4.0

A tecnologia também trouxe mudanças para a sala de aula, e a inteligência artificial começou a auxiliar no aprendizado dos alunos. Assim, é possível enriquecer o processo educacional e tornar as aulas mais dinâmicas, permitindo que o estudante seja mais ativo na aprendizagem. Na Educação 4.0, o aluno é estimulado a usar a tecnologia para aprender, refletir, questionar e dialogar sobre temas abordados em sala. 

Nesse sentido, essa abordagem vai na contramão do processo de ensino que era comum nas décadas passadas, já que ao permitir que os alunos façam parte da discussão, o ensino torna-se democratizado. Atualmente, há diversas escolas que oferecem o diálogo com a tecnologia, como acontece aqui na Prepara! Aqui você encontra um plano de aulas personalizado, em um ambiente on-line pronto para atender às suas necessidades e proporcionar um ensino de qualidade!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!