Nossa sociedade está em constante transformação: as novas tecnologias estão cada vez mais fortes, e com isso, novas profissões estão surgindo. O mercado de trabalho também segue essas tendências, então é sempre bom ficar atento às novidades que estão vindo por aí! Preparamos uma listinha com 5 novas profissões que surgiram na última década. Será que você se encaixaria em alguma delas?

Gestor de mídias sociais (Social Media)

Nos últimos anos, as redes sociais atingiram um alcance gigantesco. Milhões de pessoas estão on-line o dia todo, e qualquer produto ou pessoa pode se tornar um dos principais assuntos das redes. Foi por essa demanda que surgiu a necessidade de analistas de redes sociais, profissionais que traçam estratégias para otimizar o alcance de sites e blogs.

Além do conhecimento sobre as redes, o profissional precisa ter muito domínio dos negócios da empresa ou pessoa que o está contratando e de ferramentas como o Facebook Insights e o Google Analytics. As formações mais comuns são em marketing, relações públicas e jornalismo, mas até quem é da administração ou estatística também pode se arriscar!

Analista de SEO

Com o grande tráfego de informações na internet, muitas coisas podem acabar se perdendo e não aparecer nas buscas. É importante que sejam traçadas estratégias para que os conteúdos publicados tenham destaque, e para isso eles devem ser elaborados com base nos fundamentos de SEO, Search Engine Optimization. É aí que entra o analista de SEO, o profissional que tem como função explorar os recursos dos sites de busca e criar artifícios para que os conteúdos ganhem destaque. O analista de SEO pode ser formado em marketing, estatística ou até análise de sistemas.

Gerente de sustentabilidade

Com o acesso à informação, os consumidores da última década começaram a valorizar mais a responsabilidade ambiental e social das empresas. Para se tornarem atrativas para clientes e até para contratar novos funcionários, a questão da sustentabilidade tornou-se muito importante, e assim muitas empresas começaram a dar mais importância ao assunto valorizando seu setor de sustentabilidade ou até criando um.

O gerente de sustentabilidade é o profissional responsável por analisar o impacto das atividades da empresa e traçar planos para reduzir os danos causados. Diferente do engenheiro ambiental, que é uma profissão que já existia, o gerente de sustentabilidade deve também estabelecer a imagem da empresa com relação ao meio ambiente e criar artifícios para divulgar essa imagem. É importante ter formação em engenharia ambiental ou cursos técnicos em meio ambiente e afins. 

Creators

Os creators, ou criadores, são profissionais especializados em criar conteúdo para redes sociais, sites e blogs. Mais uma profissão que surgiu e cresceu com a grande popularização da internet, podem existir creators em várias frentes, como redação de conteúdo, edição de vídeo e até os chamados digitalinfluencers, que são pessoas que têm muitos seguidores e acabam se tornando formadoras de opinião. É muito comum que creators atuem como freelancers, mas com o grande crescimento das redes, nos últimos anos a profissão passou a ser mais valorizada e se tornou objeto de desejo de várias empresas.

Desenvolvedor de automação e robótica

A robótica está cada vez mais em alta, e os desenvolvedores estão sendo cada vez mais requisitados. O desenvolvedor de automação e robótica elabora projetos e supervisiona a execução de trabalhos com robôs ou qualquer sistema automatizado que a empresa utilize. Hoje o profissional da robótica não atua só na criação de maquinário para indústrias: o profissional pode atuar com drones e até no desenvolvimento de aplicativos usáveis (como smartwatches, os relógios que tem funções parecidas com as de um smartphone, por exemplo). É necessário conhecimento em robótica, programação e codificação para fazer um bom trabalho. Além da profissão de desenvolvedor de automação e robótica, várias profissões estão surgindo na área que tende a ser uma das mais requisitadas nos próximos anos.

Estão surgindo novas profissões e a tendência é que nos próximos anos apareçam ainda mais! Nós sabemos que é muito importante você se preparar para o futuro, então veja também quais são as tendências do mercado de trabalho!

Venha para a Prepara!

Aproveite agora que já está pensando no futuro, escolha sua área e veja os cursos da Prepara!