Por que é tão importante trabalhar com o que você gosta?

Mulher sorridente usando tablet em ambiente de negócios, ao fundo pessoas discutindo projetos em escritório moderno, representando ambiente de trabalho colaborativo.
Foto de Escrito por Daniel Fernandes

Escrito por Daniel Fernandes

Compartilhe:

Muito antes de pensar em altos salários e carreiras consolidadas em grandes empresas, o jovem deve concentrar seus esforços em encontrar uma profissão na área de que realmente gosta. Trabalhar com algo que te deixa feliz pode ser a chave para o sucesso, e nos itens abaixo, nós te mostraremos como isso é possível.

Atrelar trabalho à satisfação

Erroneamente algumas pessoas ligam o trabalho a uma obrigação, algo que serve apenas para se retirar o próprio sustento. A diversão, de fato, fica reservada ao tempo livre. Esse é um claro indício de descontentamento com a profissão, pois quando você faz o que realmente gosta, consegue se manter satisfeito mesmo durante o expediente, e não precisa deixar para ser feliz só nos momentos de folga.

Fazer o que você acredita

A sensação de trabalhar com aquilo em que você não acredita é muito ruim e só contribui para te deixar menos produtivo. Você não precisa amar exatamente tudo o que faz, mas é importante que haja verdade no seu trabalho. Com o tempo você descobre como é gratificante realizar ações com as quais está realmente disposto a gastar suas energias!

Não basear o sucesso apenas em dinheiro

Receber um bom salário é importante, afinal você precisa pagar as contas e manter uma vida confortável. Porém, quando se deposita todas as esperanças de sucesso apenas no dinheiro, entra-se em uma corrida desenfreada por ganhar mais e mais, algo que pode te deixar infeliz. Quando você trabalha com o que gosta, consegue curtir outras recompensas além das financeiras, e os aumentos acabam sendo um resultado natural de todos os seus esforços.

Sentir-se motivado

Trabalhar em algo que odeia pode te deixar cabisbaixo e sem energias para continuar em frente. E, sinceramente, ninguém quer acordar cedo e sentir desânimo não é mesmo? Faça algo que mantenha sua  motivação em alta, te ajudando a sair de casa com mais vontade e determinação.

Passar mais facilmente pelas dificuldades

Fazer o que gosta não é transformar o trabalho em um hobby, como algo maravilhoso e sem defeitos. Não é bem assim, e por mais que você ame a sua profissão, ainda passará por certas situações que te farão questionar tudo e se sentir um pouco pra baixo. Porém, se você realmente estiver na área certa para a sua vida, conseguirá ter mais forças para superar os momentos difíceis e seguir firme.

Ter vontade de estudar

A motivação de aumentar o rendimento no trabalho te impulsiona a não parar de estudar, mantendo a vontade de estar preparado e apto a cumprir com suas funções de maneira mais produtiva. Com isso, você vai atrás de cursos e especializações, e até aprende novos idiomas, por exemplo, sendo capaz de curtir os estudos e não fazê-los apenas por obrigação de melhorar o currículo.

Dar espaço para você demonstrar todo o seu talento

Trabalhar na área em que gosta oferece os caminhos para você “brilhar”! Afinal, é muito mais fácil se sobressair naquilo que te dá prazer e satisfação do que tentar tirar bons resultados de funções nada agradáveis à sua personalidade.  

Ser feliz

Uma coisa resume a importância de trabalhar com aquilo que ama: felicidade!  Acordar todas as manhãs e seguir rumo a um trabalho que te faz feliz não tem preço: é muito reconfortante sentir que está no lugar certo e poder entregar o máximo de si por algo em que acredita.

Quer trabalhar com aquilo que ama? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para encontrar a profissão certa para você!

Tags:

Foto de Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Receba artigos como este diretamente no seu e-mail. Assine nossa newsletter gratuita.

Artigos relacionados

Continue lendo