5 hábitos para equilibrar os estudos com o trabalho

Ter jornada dupla é um grande desafio! Muitas vezes o tempo para descansar e fazer as atividades que você precisa fica suprimido com tantos afazeres e atividades. Saber conciliá-los e ter à disposição algumas horas no dia para si mesmo, sem tarefas ou prazos, é essencial para reequilibrar o corpo e a mente. Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas. Confira!

Blocos de tempo

Uma maneira viável de perceber como é seu dia, é dividi-lo em blocos. Em uma planilha, coloque os horários desde a hora que acorda até o horário em que irá dormir. Separando em linhas e colunas, veja de hora em hora quais atividades ocupam seu tempo. Trabalho, estudos, tempo para deslocamento. Ter algo palpável, como uma tabela de horários, e deixar fixos aqueles compromissos que não se alteram facilitará a visualização do todo, e você encontrará o tempo de sobra que não via antes.

Olhar crítico

Tenha olhar crítico para perceber quais atividades do seu dia podem ser delegadas e de quais você não poderá abrir mão. Com isso em mente, entenda que há certas tarefas cotidianas que outras pessoas podem dividir com você e aliviar seu tempo, e aquelas que apenas você será capaz de resolver. Eliminar tudo aquilo que é supérfluo ou economizar tempo em atividades que não agregam trará ainda mais espaço para seu dia a dia. Não se esqueça de que você deverá ter controle sobre sua rotina.

Tenha tempo para exercitar o corpo

Ter um momento para todas as atividades, principalmente aquelas que têm horários definidos, às vezes torna a rotina um tanto quanto inflexível. Geralmente os horários de trabalho se estendem das 8h às 18 horas, e muitos estudantes que também trabalham acabam por optar estudar no período noturno. Há ainda quem trabalhe apenas um período, pela manhã ou tarde. Seja como for, o importante é ter pelo menos 30 minutos diários para uma caminhada. Vale andar no bairro mesmo ou, se puder, ir a uma academia. O importante é exercitar o corpo.

Vai uma marmita aí?

Uma das maneiras mais saudáveis de equilibrar sua rotina não é apenas se exercitar e ter tempo para todas as atividades. É importante considerar também ter uma alimentação equilibrada, com nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo. Na correria do dia a dia, é comum deixar de lado uma boa alimentação por conta de tantos afazeres. Uma das formas de comer bem e ainda economizar tempo e dinheiro é levar sua refeição (seja comprada previamente ou, se possível, preparada com antecedência). Ter uma dieta equilibrada irá ajudar a manter seu corpo saudável.

Fins de semana

Esse tempo é seu se sua rotina de estudos e trabalho permitir. Há muitos que não trabalham aos fins de semana, e há outros que continuam exercendo alguma atividade remunerada. O importante é separar uma parcela maior de horas para descanso e atividades de lazer, afinal nem tudo é estudo e trabalho. Ter um tempo só para escolher o que deseja fazer, como ir à um parque ou cinema, ou mesmo andar no shopping ou praticar um esporte com amigos, é ideal e necessário.

Confie que é possível ter a dupla jornada de estudos e trabalho. Reestruturar os horários e entender como funciona sua dinâmica e o que é melhor para você esclarecerá o que é importante ser feito e o que não é importante e poderá ser descartado ou evitado, e te ajudará a estipular horários para cada uma das atividades. Desta forma, quem sabe não cabe ainda uma aula na academia que você não via possibilidades de fazer?

Por que é tão importante trabalhar com o que você gosta

5 dicas para voltar às aulas com o pé direito

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!