Dicas para lidar com a ansiedade no começo da carreira

Você acabou de passar por todo o processo para buscar um emprego e conseguiu! Parabéns! Agora é só começar e aproveitar o início da carreira. Mas nós sabemos que no início começa a bater a ansiedade e o medo de dar algo errado né? Pode ficar tranquilo que a Prepara tem algumas dicas para você lidar com a ansiedade agora. Leia com atenção e não esqueça que vai dar tudo certo!

Não esqueça que cometer erros é normal

Você está só começando e quer impressionar. Mas enquanto ainda não conhece perfeitamente todo o sistema e os procedimentos, alguns pequenos deslizes podem acontecer. Não fique assustado, isso é normal. Lembre-se de que seu currículo foi analisado e a entrevista mostrou mais sobre você, então você foi recrutado porque seus superiores acreditam que você seja o melhor para essa vaga. O importante é aprender rápido e não repetir os pequenos erros!

Acorde um pouco mais cedo

Atrasar-se é uma das maiores causas de inquietação no trabalho. Acorde um pouco mais cedo e não faça nada com pressa. Tome um bom café da manhã e escolha com calma a roupa que vai usar. Preste atenção na sua aparência e alimente-se bem. Planeje o caminho até o trabalho e o caminho de volta. Se você se sente confortável e confiante, é muito mais fácil encarar o dia de trabalho.

Conheça a equipe

Os colegas de trabalho podem se tornar uma boa companhia para relaxar nos dias mais difíceis. Eles também podem te ajudar nos primeiros dias e dar dicas de como lidar com algumas situações que para você são estranhas, mas às quais eles já se acostumaram. Tente conhecer a equipe e descobrir suas afinidades; logo você será parte dessa equipe e pode ser muito bom ter colegas por perto!

Ocupe-se depois do trabalho

Quem fica ansioso tem a tendência a sair do trabalho e ir para casa descansar. Isso pode ser muito bom, mas em momentos de ansiedade pode piorar seu problema! Chegar em casa e ficar pensando sobre o trabalho e relembrando pequenos detalhes do dia acaba piorando as coisas para você! Assista a um filme, faça uma caminhada ou leia um livro. Pense sobre outras coisas e dedique um tempo a fazer algo para você mesmo!

Não tenha pressa

Não dá para saber tudo sobre a nova empresa no primeiro dia! Você precisa de um tempo de adaptação, e tanto você quanto seus superiores sabem disso. Preste atenção em tudo, tenha paciência com os procedimentos e não se afobe tentando saber tudo logo no início!

Não esqueça seus objetivos

Você batalhou tanto para conseguir um emprego e agora conseguiu! Pense em tudo o que você imaginou para sua carreira e perceba que já deu o primeiro passo para conquistar seus sonhos! É sempre bom lembrar aquilo que te motivou a procurar esse emprego, pois assim você se lembrará das coisas boas que virão com a sua nova carreira! Saber que tomou uma atitude e foi atrás de realizar seus sonhos diz muito sobre o seu potencial!

No começo todos podem ter algumas dificuldades, e a ansiedade se torna inevitável. Mas existem várias pequenas atitudes que podem fazer você se motivar e seguir em frente com muito mais energia! Para ajudar, veja também como fazer um plano de carreira simples!

Venha para a Prepara!

É muito importante se qualificar cada vez mais. Aproveite agora que já está pensando no futuro e veja os cursos da Prepara!