Estar no mercado de trabalho é um desafio e tanto, principalmente se você está no início da sua carreira profissional ou se ainda está buscando o seu espaço. Entre muitas opções de caminhos a seguir, pessoas para conhecer e trabalhos para concluir, é fundamental que se tenha metas, que servirão para te guiar e para evitar as dúvidas no decorrer da trajetória. Neste texto, você verá dicas de como defini-las. Acompanhe.

1 - Identifique os seus objetivos de vida

Essa não é uma tarefa simples, afinal todos estão sujeitos a mudanças, que exigem um replanejamento. Porém, para você pensar no que quer ter no futuro ou onde quer chegar, é preciso elaborar um plano, então analise os seus sonhos e as possibilidades de realizá-los. Por exemplo, se o seu sonho é viajar o mundo, você pode procurar áreas e empregos que facilitem a isso. Por exemplo, se o seu sonho é alcançar um cargo alto dentro de uma empresa, você já deve traçar metas que te façam chegar nesta posição.

2 - Conheça suas habilidades

Se conhecer é fundamental para planejar suas metas profissionais, portanto avalie seus conhecimentos e habilidades, encontre aquelas que são mais fortes e aquelas que deseja melhorar ou desenvolver. Esse exercício de auto análise serve para que você consiga traçar seus caminhos e pensar nas possibilidades que poderão surgir devido as suas habilidades.

3 - Pense no que te dá prazer

Não ache que é impossível juntar prazer e trabalho na mesma atividade, pois hoje em dia, com novas áreas se desenvolvendo e a mentalidade do mercado de trabalho em constante evolução é possível encontrar uma ocupação profissional que dê prazer e te complete. Para encontrá-la é preciso identificar o que você gosta de fazer, quais são seus hobbies, etc.

4 - Tenha objetivos relevantes

Para traçar suas metas profissionais é interessante pensar naquilo que você considera relevante para a sua carreira, seja algo de pequena ou grande proporção, o fundamental é que seja um desejo seu e não dos outros.

5 - Estipule prazos

Um dos principais erros na hora de criar uma meta é não estipular uma data para cumpri-la. Essa falta de comprometimento com uma data limite faz com que a pessoa jogue cada vez mais para frente, caso não atinja os resultados esperados. De modo geral, quando as pessoas tem uma data fixa, elas se motivam mais a alcançarem suas metas dentro do prazo.

6 - Não tenha medo de mudar

As suas metas profissionais são importantes para guiar a sua carreira e te motivar a conquistar coisas relevantes; porém, quando algo não sair como planejado, não tenha medo de mudar a sua meta, pois no meio do caminho, muitas oportunidades surgirão e elas podem alterar o rumo da sua carreira. Arriscar e tomar decisões faz parte da vida de qualquer profissional e é natural ter medo de mudar.

O profissional que planeja a sua carreira e que deixa claras as suas metas, consegue focar mais na execução das demandas e projetos do trabalho. Por isso, faça esse exercício de análise. 

Conte aqui nos comentários quais são as suas metas profissionais! Aproveite e leia outros materiais no blog da Prepara.

Como preparar um bom currículo para o mercado de trabalho atual?

Carreiras para quem gosta de estudar idiomas

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!