Como preparar um bom currículo para o mercado de trabalho atual?

Conseguir um emprego já não é uma tarefa simples, e dependendo da sua área de atuação ou em tempos de crise no mercado, isso se torna ainda mais complicado. Por isso, ter um bom currículo e saber adequá-lo ao momento que estamos vivendo é fundamental para conseguir concorrer a uma vaga. Neste post, vamos te mostrar como fazer isso. Confira!

Dados pessoais e contato

Se o período é de crise, as vagas, em tese, são mais reduzidas, portanto é preciso ser objetivo nas suas informações e evitar que o recrutador perca tempo lendo dados desnecessários. Na parte do currículo destinada às suas informações pessoais e de contato, coloque o seu nome completo, a data de nascimento, o endereço com CEP, o estado civil, o telefone (se puder, um fixo e um celular), o e-mail e a sua página no LinkedIn. Não coloque foto, tipo sanguíneo, estatura e outros tipos de informações muito específicas, a menos que seja uma exigência da empresa.

Deixe claro qual é o seu objetivo

Quanto mais objetivo você for no seu currículo em relação ao tipo de vaga está procurando, melhor! Evite frases como "à disposição da empresa" ou "o que a empresa precisar", pois isso abre muitas possibilidades de atuação e não especifica o que você é realmente qualificado para fazer. Portanto, explique o tipo de cargo que deseja ocupar.

Pretensão salarial

A menos que a empresa peça para você anexar a sua pretensão salarial ao currículo, não coloque o quanto pretende receber de salário, uma vez que em tempos de crise, há redução de gastos. Caso o valor que você colocar esteja acima do que a empresa pode pagar, isso pode ser um fator que gera a sua desclassificação no processo seletivo. 

Foque nos cursos

Dê valor aos cursos que você já fez e coloque-os no seu currículo, mas lembre-se de que é importante ter como provar que realmente cursou cada um deles, então tenha os certificados e os diplomas em mãos, para o caso de a empresa desejar comprovar se você realmente os cursou. Destacar os cursos feitos no seu tempo livre é importante, principalmente se você está desempregado, pois mostrará ao recrutador que, mesmo sem emprego, você buscou se atualizar e se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho. 

Revise antes de enviar

Leia o seu currículo inteiro antes de enviá-lo ao recrutador. Preste atenção ao português, corrija o que estiver errado, confira as datas dos cursos e se os seus contatos estão corretos. 

Sabemos que em tempos de crise as chances são menores, por isso você não vai querer perder uma chance por não ter revisado o seu currículo, não é mesmo?

Quer ler mais sobre mercado de trabalho? Confira o blog da Prepara Cursos!

Carreiras para quem gosta de estudar idiomas

Home office: como organizar o trabalho?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!