Características comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho
Não importa o ramo em que você atua, existem alguns ingredientes básicos para quem quer construir uma carreira bem-sucedida. Nessa receita, estão as competências técnicas, ou seja, tudo aquilo que podemos aprender em faculdades ou cursos profissionalizantes.
Porém, conhecer completamente seu material de trabalho não é suficiente. Não adianta ser um funcionário extremamente talentoso se você tem uma personalidade difícil. Por essa razão, as características comportamentais também passaram a ser muito bem avaliadas pelos recrutadores! Confira as mais importantes no mercado de trabalho:
Automotivação
A automotivação é típica de pessoas que, mesmo em situações não muito favoráveis, mantêm-se otimistas. Pode até rolar uma certa apreensão, mas pessoas motivadas não ficam expondo esse sentimento o tempo todo.
Ao contrário: mesmo em tempos de crise, elas são capazes de enxergar novas oportunidades e acreditam que é possível aprender lições valiosas e contribuir para novos resultados. A instabilidade que caracteriza o cenário econômico transforma esse profissional em uma peça-chave para as empresas, pois ele consegue se adaptar às novas realidades, ver a mesma situação sob pontos de vista diferentes e sair da zona de conforto para atuar em outras frentes.
Capacidade para trabalhar em equipe
Você é um excelente profissional, mas coloca os seus interesses pessoais acima de tudo? Se esse for o caso, experimente reavaliar a sua postura: qualquer que seja a sua atividade, você terá que trabalhar em equipe em algum momento.
Em outras palavras, as empresas valorizam o colaborador que reage bem a uma opinião contrária e até mesmo sabe o momento certo de recuar, abrindo espaço para outros colegas se destacarem. São talentos que valorizam o coletivo e sabem que o mais importante é que as metas da organização sejam alcançadas, independentemente de quem leve o mérito ou esteja no comando.
Trabalhar em equipe também significa saber delegar tarefas, confiar nos colegas de trabalho e atuar sempre de forma colaborativa. A competitividade saudável é sempre bem-vinda, mais acirrar demais disputas por status ou reconhecimento pode minar suas chances de crescimento.
Habilidade para liderar e negociar
Tomar a frente de uma equipe exige grande responsabilidade. Mais do que impor suas vontades, um líder é aquele que consegue motivar seus subordinados, a ponto de fazer com que eles se comprometam com os objetivos do negócio. Ele também tem a sensibilidade de assumir as consequências por seus erros.
Na mesma linha, ele precisa ter bom senso ao intervir em situações de conflito, buscando uma solução que agrade a todos os envolvidos. A capacidade de negociação também é essencial no tratamento com clientes e fornecedores.
Criatividade e senso de humor
Profissionais que são capazes de reinventar processos e também a si mesmos também são muito estimados no mercado de trabalho, já que são ousados o suficiente para inovar e fazer diferente. Eles não se deixam limitar por modelos preestabelecidos e estão sempre considerando outras possibilidades. Uma dessas tentativas pode inclusive dar origem a um novo produto ou serviço.
Também é igualmente valorizado o profissional que adota uma postura leve e bem-humorada. Não é nada agradável trabalhar ao lado de alguém que passa o dia todo com a cara fechada ou reclamando.
A última dica a todo mundo que está em busca de um novo emprego ou mesmo de melhores oportunidades na empresa é: não se acomode! Por melhor ou mais estável que seja o seu cargo, atualize-se sempre. Lembre-se de que o conhecimento é seu maior patrimônio.