Como escolher o motor ideal para um projeto

Não é muito simples definir o modelo ideal de motor para um projeto! É necessário avaliar fatores importantes na hora de escolher o “coração” do seu trabalho e achar o equilíbrio entre o que é necessário e o desejado. No planejamento do projeto, é preciso levar em consideração tudo o que afeta diretamente o motor, como a carga, o trajeto percorrido, o consumo… Para tirar suas dúvidas, confira alguns conceitos para te ajudar a escolher o melhor motor para o seu projeto! 

Facilidade de manutenção

A facilidade de manutenção do motor é um dos pontos importantes a se considerar. Não invista em algo de procedência duvidosa e, além da qualidade, bons fabricantes dão mais valor ao produto, oferecem assistência técnica e peças confiáveis que garantem funcionalidade e segurança. 

Ronco do motor

Leve em consideração o barulho do motor, ele diz muito! Indica a saúde do equipamento. Fique atento à quantidade de fumaça emitida para ver como está o funcionamento.

Rotação

O motor é requerido diante de uma necessidade do projeto, como um guincho ou para que um robô movimente o braço. É desejado que o eixo de saída tenha uma velocidade angular (rotação) específica, que vem do necessário para a própria aplicação. Normalmente, os fabricantes explicitam este valor em seus catálogos, na unidade de RPM (rotações por minuto).

Torque 

O torque é a força que o motor produz pelo movimento de “sobe-e-desce” dos pistões, proporcionando a rotação de um corpo sobre o qual essa força é aplicada. É calculado entre a força e a distância por meio do produto vetorial, então quanto maior o torque, maior a força do motor. 

Potência

A potência tem relação com a capacidade do motor para responder a uma tarefa em um tempo determinado, ou seja, quanta energia o motor entregará à máquina durante o seu funcionamento. É a relação entre o torque e a quantidade de rotações dos cilindros. O tempo de resposta será menor quando houver mais potência. O cálculo feito de forma incorreta pode afetar o desempenho e a função do motor. 

Cilindrada

Relacionadas diretamente à potência automotiva, as cilindradas são medidas em cm³. Elas têm relação com a capacidade dos cilindros do motor de obter um volume específico da mistura ‘ar-combustível’. Para ter mais potência e torque, é preciso ter mais cilindradas.

Tecnologia

Devido às regulamentações que medem os níveis de gases poluentes, como diesel e gasolina, emitidos pelos motores, surgiram muitas tecnologias para reduzir significativamente o nível de poluentes no ar. Por isso, fique atento ao escolher o motor e escolha marcas que oferecem tecnologias que tenham a redução dos níveis de emissão garantidas. 

Esses são alguns dos conceitos importantes de entender para escolher o motor ideal. Mesmo que seja um pouquinho difícil, com o tempo e a prática em um curso especializado na área, as escolhas para o seu projeto ficarão mais fáceis e o sucesso será garantido!

Curtiu esse conteúdo de robótica? Confira mais em nosso blog:

5 aplicações da robótica que podem mudar o futuro

Para que servem os microcontroladores na robótica?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!