Como montar um plano de estudos para o Enem 2019
Conquistar a vaga dos sonhos nas universidades brasileiras pode ser desafiador! O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como Enem, é uma das principais ferramentas para o ingresso em inúmeras instituições do país. Portanto, apresentar um bom desempenho na prova é superimportante para muitos estudantes.
No entanto, para alcançar a nota ideal, é necessário muito estudo, esforço e organização. Por isso, um ótimo plano de estudos pode ser o aliado perfeito para a rotina diária dos alunos, já que permite otimizar o momento de estudo e ainda garante que você dará atenção necessária para todas as disciplinas e assuntos que serão cobrados no exame. Para ajudá-lo a planejar uma ótima rotina de estudos para este ano, nós organizamos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para o sucesso, e aí #partiufaculdade. Confira!
Conheça sua rotina
Antes de organizar o seu plano de estudos, é muito importante parar um instante para refletir sobre qual é a sua rotina. Em um papel, liste quais são suas obrigações diárias, horários dedicados aos compromissos escolares, dias em que você atribui um tempinho ao curso de idiomas ou momentos da semana em que você tem compromissos familiares, por exemplo. É interessante aproveitar esse momento para perceber quantas horas líquidas você tem, ou seja, quais são os horários que você tem disponíveis além da sua rotina tradicional, e quanto tempo pode ser dedicado aos estudos em cada dia da semana.
Uma sugestão bacana é também despender um pouco de atenção para os horários neutros, como aqueles que você usa para ir da escola para casa, por exemplo. Para organizar um cronograma de estudos funcional, você deve conhecer a sua rotina e adaptá-la de maneira consciente às suas necessidades!
Dedique-se a todas as matérias
Todos os alunos têm facilidades e dificuldades, assim como às vezes gostamos mais de uma matéria e um pouco menos de outra. No entanto, ao elaborar seu cronograma de estudos, não se deixe enganar por tais gostos e dificuldades! Ao traçar os horários e dividir as disciplinas ao longo dos dias da semana, lembre-se de que todas as matérias são importantes para a sua aprovação no exame.
Uma sugestão interessante é intercalar as disciplinas com as quais você se sente mais confortável com aquelas que costumam exigir um pouco mais de concentração. Por exemplo, se você gosta muito da área de exatas, pode se dedicar a matemática, depois estudar um conteúdo relacionado a língua portuguesa e, ao final do dia, praticar alguns exercícios de física. O importante é manter o tempo de estudo equilibrado, adicionando mais momentos de revisão relacionados às disciplinas em que você sente maior dificuldade ao estudar.
Outra dica bacana é se programar para estudar as disciplinas que você considera mais desafiadoras nos horários em que você costuma render mais. Alguns estudantes têm maior facilidade para aprender durante a manhã, enquanto outros sentem-se mais dispostos ao longo da tarde ou da noite. Se possível, determine tais horários e relacione-os com os conteúdos para os quais você precisa despender maior atenção e energia, já que as chances de você estar mais desperto e atento durante um determinado período são ainda maiores.
Encontre a melhor maneira para se organizar
Ao determinar seus horários e distribuir de maneira coerente as disciplinas e seus conteúdos ao longo das semanas, você pode traçar metas concretas sobre o que deverá estudar e, consequentemente, revisar ao longo do ano. Para manter tantas informações sob controle, é interessante investir em um método de organização que permita administrar adequadamente o seu dia a dia e, claro, suas tarefas e compromissos.
Há uma série de aplicativos para smartphones e ferramentas on-line disponíveis que são ideais para a organização dos estudos. Além de anotar suas tarefas e certificar-se de que você não irá esquecer nenhuma delas, você pode checar o seu desempenho, remanejar algumas horinhas de estudo e ainda controlar quanto tempo você tem dedicado a cada uma das suas tasks. O interessante das agendas ou blocos de nota digitais é que você pode fazer alterações facilmente, quando e onde quiser.
Já para os estudantes que preferem os métodos old school, é possível investir em agendas, cadernos ou planners, inspirando-se também nos inúmeros métodos de organização que estão em alta hoje em dia. Nesse caso, vale ressaltar que é interessante pesquisar um pouquinho e refletir sobre qual opção mais se adequa ao seu planejamento de estudos e, caso seja necessário, adequar suas funcionalidades à sua rotina.
Não se esqueça da sua saúde
Organizar uma rotina de estudos pode soar um pouquinho complicado, uma vez que estabelecer o tempo de estudos e dividir as diversas disciplinas requer reflexão e empenho. No entanto, ao organizar seu dia a dia, você pode conciliar os estudos com um estilo de vida tranquilo e saudável. Além de extremamente importante para sua saúde, levar um ano tranquilo também pode ser significativo para o seu emocional.
Muito mais do que uma prova voltada aos conhecimentos escolares, o Enem também requer resistência e preparo psicológico dos candidatos. Alimentar-se bem ao longo do ano, dormir uma quantidade de horas adequada todas as noites e ter momentos de lazer ao lado da sua família e de seus amigos pode fazer toda a diferença no seu desempenho final. Por isso, não se esqueça de organizar uma rotina de estudos que valorize também os pequenos intervalos para descanso e para as refeições, além de respeitar a quantidade de horas de sono ideias para o seu organismo.
E aí, já está imaginando como vai organizar o seu plano de estudos para 2019? Não se esqueça de colocá-lo em prática e, ao perceber que ele não está funcionando para você, não sinta medo de mudá-lo! Altere a ordem de estudo das disciplinas, reveja os horários ou aumente o tempo de dedicação às matérias que você considera mais complicadas. O importante é entender qual rotina e método de organização funciona para o seu dia a dia e pode ajudar você a conquistar sua vaga dos sonhos!
Se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, não deixe de conferir também nossas dicas para alcançar o máximo desempenho no Enem e de como você pode agilizar ainda mais a sua prova.
Venha para a Prepara Cursos!
Para se dar bem no futuro, é essencial começar desde agora. Então conheça as qualificações da Prepara Cursos e #partiusucesso!