Conheça todas as versões Android já lançadas

Se você gosta de tecnologia – e de smartphones – com certeza conhece o famoso sistema operacional do robozinho verde. O Android é um dos principais sistemas mobile da atualidade, usado também em tablets, televisores, relógios e até em carros. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa história e relembrar conosco todas as versões que já existiram?

 

O surgimento do Android

 

Apesar de ter sua primeira versão lançada em 2008, a história do Android começa um pouco antes, em 2003. Foi nesse ano, na Califórnia, EUA, que Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White fundaram uma empresa focada em câmeras digitais, a Android Inc.

 

Um ponto interessante nessa história é a origem do nome da empresa. Um de seus fundadores, o programador Andy Rubin, trabalhou na empresa de tecnologia Apple – curiosamente, hoje, a dona do principal concorrente do Android, o sistema IOS. Foi lá que o apelidaram de Android, por conta de seu fascínio por robôs.

 

Mas a marca só entraria no mercado mobile em 2005, ano no qual foi adquira pelo Google para fazer parte da Google Mobile Division, a parte da empresa dedicada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias móveis.

 

O primeiro Android

 

Em 2008 o mercado mobile era dominado por um gigante conhecido como Blackberry, um celular que permitia interações além das ligações telefônicas, como acesso a agenda e e-mail, e que era muito famosa entre empresários e executivos. De outro lado, a Apple começava a ganhar força e já fazia sucesso com seu iPhone.

 

A primeira versão do Android, lançada em 2008, ainda era muito simples e não podia rivalizar com seus rivais. Foi apenas em 2013, já em sua versão Kit Katt, que o sistema operacional conseguiria atingir o patamar da Apple e rivalizar de igual para igual. Hoje, o sistema é líder de mercado e conta com 12 versões Android oficiais. 

 

Todas as versões do Android

 

Entre as versões 1.5 e 9, todas eram batizadas com o nome de algum doce, em ordem alfabética. O motivo dessa tradição, bem como a razão pela qual deixou de ser usada, são segredos bem guardados pelo Google. Conheça todas elas:

 

 

Android Cupcake (1.5) – 2008 – Apesar de existirem versões anteriores, a 1.5 é, oficialmente, o primeiro Android lançado. Possuia tela de bloqueio, player de música, navegador de internet, conexão wi-fi, câmera e os produtos Google já instalados, como Gmail e Google Maps.

Android Donut (1.6) – 2009 – Essa versão integrou a câmera com a galeria, salvando as imagens automaticamente. Aqui, tivemos a primeira aparição da barra de ferramentas, que facilitava o acesso a controle como Bluetooth e Wi-Fi.

 

Android Eclair (2.0) – 2010 – As mudanças da câmera são o foco dessa versão, com a adição de zoom e flash. Também passou a ser possível modificar o plano de fundo da tela inicial e organizar os aplicativos em pastas.

 

Android Froyo (2.2) – 2010 – No mesmo ano, o Android trouxe algumas atualizações importantes, como a integração com o Flash, que facilitava o acesso às páginas da internet e permitia que o celular rodasse jogos. 

 

Android Gingerbread (2.3) – 2011 – Hora da selfie! Foi a partir dessa versão que os smartphones puderam contar com suas câmeras, uma traseira e uma frontal. Além disso, a resolução das imagens melhorou bastante, surgiram os sensores de movimento e a tecnologia NFC.

 

Android Honeycomb (3.0, 3.1 e 3.2) – 2011 – Ainda em 2011, o Android lança uma versão específica para tablets. Era um sistema otimizado para telas maiores, com suporte para teclados externos e joysticks.

 

Android Ice Cream Sandwich (4.0) – 2011 – Uma das versões mais importantes da história, trazia a inclusão de recursos importantes como reconhecimento facial, captura de tela, edição das fotografias e gravação de vídeos em Full HD.

 

Android Jelly Bean (4.1, 4.2 e 4.3) – 2012 – A possibilidade de ler suas notificações apenas arrastando a tela para baixo surgiu nessa versão, que também permitia desabilitar notificações de determinados aplicativos e trazia suporte a telas com resolução em 4k.

 

Android Kit Kat (4.4) – 2013 – Nesse ponto da linha do tempo, o sistema Android chega a um patamar onde começa a rivalizar diretamente com o IOS da Apple em qualidade. Como novidade da versão, a adição do Google Now, um assistente que funciona via comando de voz.

 

Android Lollipop (5.0 e 5.1) – 2014 – Trouxe algumas atualizações em visual e de compatibilidade com outros aparelhos.

 

Android Marshmallow (6.0) – 2015 – Aprimoramento na segurança é a palavra-chave dessa versão Android, com melhor gerenciamento de permissões, impressão digital e até restauração automática através de uma conta Google.

 

Android Nougat (7.0 e 7.1) – 2016 – A possibilidade de dividir a tela e usar dois apps ao mesmo tempo surge nessa versão, que também trouxe novos emojis, transformou o Google Now em Google Assistant, trouxe melhoras na bateria, economia do plano de dados e definição de aplicativos padrões.

 

Android Oreo (8.0 e 8.1) – 2017 – A versão trouxe recursos e funcionalidades modernas, oferecendo duas vezes mais velocidade quando o aparelho é ligado, preenchimento automático e uma função que permite realizar duas ações juntas, o picture in picture.

 

Android Pie (9.0) – 2018 – Última versão a ser nomeada a partir de doces, a Pie apostou forte em inteligência artificial. 

 

Android 10 – 2019 – Trouxe mais melhorias, como navegação por gestos, além de mais investimento em inteligência artificial e segurança.

 

Android 11 – 2020 – Aqui, o Android entra na geração das casas inteligentes e internet das coisas, com funções que permitem integração com diversos aparelhos via wi-fi ou bluetooth, como assistentes, lâmpadas inteligentes e até fechaduras eletrônicas.

 

Android 12 – 2021 – A mais nova versão Android traz algumas inovações visuais, como os temas dinâmicos, e novas interfaces para os aplicativos Google. Também preza mais pela rapidez e eficiência.

 

Gostou de conhecer a história do Android e todas as suas versões? Conta pra gente aqui nos comentários quais dessas versões você já utilizou e qual é a sua preferida. E fica de olho em nosso blog, sempre trazemos assuntos interessantes por aqui!