Curso Técnico e Curso Livre ou Profissionalizante: Qual a melhor opção?

Se você está buscando se capacitar ou visa mudar de carreira saiba que a faculdade não é o único meio para isso. O mercado de trabalho agora tem se mostrado muito concorrente, e muitos veem isso como algo difícil, assim, afastando cada vez mais os profissionais de conquistarem o tão sonhado emprego. 

Atualmente, existem diversos meios de se qualificar e conseguir se destacar no meio de tantos concorrentes. Meios esses que são muito indicados para as pessoas que estão em busca de conhecimento, querendo construir uma carreira e conseguir um bom emprego. Conheça o curso técnico e o curso livre ou profissionalizante, ambos são ótimos maneiras de se qualificar e atualizar. Para se destacar em qualquer profissão é preciso estar atualizado, por isso esses métodos podem ser uma ótima opção para você. Confira as diferenças de cada um e escolha o melhor.

 

Diferenças entre Curso Técnico e Curso Livre ou Profissionalizante

Curso Técnico 

Presente no Brasil desde 1906, o curso técnico surgiu para suprir uma demanda da indústria por capacitação profissional qualificada, influenciando no desenvolvimento e na competitividade desse setor. Uma modalidade de formação que oferece diploma de nível técnico, mas para isso o curso precisa seguir alguns requisitos específicos. 

Duração entre 18 e 24 meses;

Apresentação de trabalho para conclusão do curso; 

Aprovação do MEC;

Carga horária padrão;

Idade mínima do aluno.

A principal característica de um técnico é que ele capacita profissionais para o mercado de trabalho. Cada curso mostra ao aluno estudos aprofundados dentro da área de atuação que ele escolheu. 

Podendo ser iniciado em três momentos da sua vida, durante o ensino médio na mesma instituição de forma concomitante, em outras instituições, mas, ao mesmo tempo que o ensino médio e após a conclusão do ensino médio. 

O governo brasileiro oferece curso técnico gratuito a população através das escolas, Senac, Senai, Rede Federal de Educação Tecnológica, ETECs do Centro Paula Souza, entre outras, para você iniciar o curso é necessário se inscrever no processo seletivo, fazer uma provar e se passar, se inscrever na instituição. 

 

Curso Livre ou Profissionalizante

O Curso Livre ou Profissionalizante faz parte da modalidade de Educação Profissional, porém não tem uma regulamentação específica, ou seja, não é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, mas tem base legal no Decreto n°5.154/04 e na Portaria n°008/02.  

Dessa forma, os cursos livres ou profissionalizantes não seguem as mesmas exigências que os cursos técnicos, no qual o tempo de duração é menor e não precisa apresentar o TCC para concluir o curso. 

O tempo de duração do curso vária de acordo com o tema escolhido, o seu objetivo é ensinar sobre o assunto de uma determinada área de forma mais breve e direta. Um curso de computação, idiomas, corte e costura, curso de flores artificiais, curso de bordado, são exemplos de cursos livres ou profissionalizantes. Eles podem ser realizados a qualquer tempo, com qualquer idade e a emissão de certificados também fica a cargo da instituição ofertadora dos cursos. 

Escolha o melhor para você!

Agora que você já conhece mais sobre as diferenças do curso técnico para o curso livre ou profissionalizante, fica mais fácil escolher o que se adequa melhor visando suas necessidades. 

 

Gostou desse conteúdo? No Blog da Prepara você tem acesso a muitas informações sobre cursos, mercado de trabalho e ofertas de empregos. Conheça todos os cursos que a Prepara tem para te oferecer, acesse já!