Entenda tudo sobre o programa jovem aprendiz das empresas
Conquistar o primeiro emprego é um dos maiores desafios dos jovens atualmente. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE o número de desempregados no Brasil é cerca de 10 milhões. Os adolescentes que acabaram de terminar o ensino médio e estão buscando uma oportunidade de trabalho são impactados pela alta taxa de desemprego no Brasil.
Se destacar no meio de tantas pessoas é muito importante para conseguir entrar no mundo corporativo, e para isso é preciso ter muita dedicação e procurar meios e programas que facilitam essa entrada.
Jovem aprendiz é um programa voltado exatamente para esta questão, ele possibilita que o jovem adquira conhecimentos necessários, tanto teórico como prático, para ingressar no mercado de trabalho.
O que é jovem aprendiz?
Um programa criado no ano 2000 que já beneficiou inúmeros brasileiros em todo território nacional. O jovem aprendiz visa proporcionar oportunidades para jovens entre 14 e 24 anos que estão procurando o primeiro emprego, com o objetivo de capacitar, ensinar e auxiliar nesta etapa tão importante.
Um programa social desenvolvido pelo Governo Federal que propõe medidas para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Desta forma, empresas que contratam esses jovens são responsáveis pela primeira experiência profissional do mesmo.
Cada organização que se propõe a participar do projeto, tem como benefício a isenção de alguns impostos, isso incentiva que cada vez mais empresas filiem-se ao programa jovem aprendiz.
Como funciona?
Segundo a Lei 10.097/2000, o programa jovem aprendiz funciona através de um contrato de trabalho, a empresa e o funcionário têm um vínculo empregatício que pode durar até 2 anos.
A carga horária que o jovem pode trabalhar é de até 6 horas diárias, porque ele precisa estar matriculado regulamente em uma instituição de ensino para poder participar do programa.
Ao mesmo tempo que o jovem é aprendiz, ele deve participar dos cursos profissionalizantes ofertados pelo programa, assim ao final do contrato o mesmo está apto a ingressar em outra empresa. Seu currículo será admirável tanto a parte teórica, quanto a parte prática.
Após os dois anos, a instituição fica livre para efetivar o profissional e continuar com ele no quadro de funcionário, porém em um outro regime de contratação.
Qual o salário de um jovem aprendiz?
O salário base do jovem aprendiz pago pelas empresas é em média R$ 800,00, mas pode variar de acordo com as horas trabalhadas preestabelecidas em contrato.
O mesmo pode variar de acordo com a empresa, com o contrato estabelecido e até mesmo com a função preestabelecida. Muitas instituições ofertam benefícios além do salário, como vale transporte, vale alimentação e convênio médico.
Quais são os benefícios de participar do programa jovem aprendiz?
Para quem não possui nenhuma experiência profissional, o programa é a forma mais facilitada de conquistar o primeiro emprego e estrear no mercado de trabalho. Confira os benefícios para os participantes:
- Possibilidade de treinamento dentro dos padrões empresariais;
- Profissionais capacitados que guiam sua jornada;
- Experiência profissional;
- Vagas de emprego.
Gostou desse conteúdo? No Blog da Prepara você tem acesso a muitas informações sobre cursos, mercado de trabalho e ofertas de empregos. Conheça todos os cursos que a Prepara tem para te oferecer, acesse já!