Erros que você não pode cometer na redação do Enem
A redação é uma das etapas mais importantes do Enem. Ter uma boa nota te coloca à frente de muitos candidatos na nota de corte das melhores universidades do país. Por isso, é muito importante treinar sua escrita, ler bastante e ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento. Mas além disso, você precisa tomar cuidado para não cometer alguns erros que podem afetar sua nota e até fazer você zerar! E nós vamos te ajudar nisso. Vamos lá!
Fugir do tema
A proposta de redação do Enem tem um tema, e junto ao tema são apresentados três textos de apoio sobre o assunto. É muito importante não acabar levando a discussão para outro lugar, pois isso pode zerar a sua redação! Preste bastante atenção ao que é pedido e não se esqueça também de manter o formato dissertativo-argumentativo.
Em 2016, quando o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, muitos candidatos foram desclassificados, pois escreveram sobre formas de combater a intolerância e se esqueceram de falar sobre a questão da religião! Tome bastante cuidado e preste bastante atenção ao tema para não sair do que foi pedido.
Ambiguidade
A ambiguidade faz o avaliador considerar o texto mal escrito. Quando uma mesma frase possui sentidos diferentes, é difícil entender se você sabe do que está falando, e isso prejudica muito a avaliação. Seja o mais claro possível e procure ser específico para não confundir o avaliador.
Sair da norma padrão de escrita
Uma das competências avaliadas na redação do Enem é a sua capacidade de se expressar usando a norma padrão de escrita. Norma padrão significa que você deverá escrever corretamente, prestando atenção à gramática e à ortografia. Um dos erros mais comuns no Enem é o uso de gírias e abreviações da internet. Tome muito cuidado com isso, pois você já está acostumado com essa linguagem e muitas vezes pode deixar passar despercebido! Além das gírias e abreviações, evite o rebuscamento exagerado, pois a clareza das suas ideias também está sendo avaliada!
Não generalize nem seja radical
O avaliador procura por argumentos concisos, claros e fundamentados. Generalizar alguns conceitos torna sua argumentação imprecisa, pois você não pode fazer afirmações gerais. Por exemplo, “as pessoas gostam de escrever dissertações” é uma oração fraca, já que você não tem como afirmar que todas as pessoas gostam de escrever dissertações. O mesmo acontece com posições muito radicais, e é muito mais difícil defender um ponto de vista muito radical sobre algo. Evite palavras como “sempre”, “nunca”, “todos”.
Escrever em primeira pessoa do singular (eu)
A dissertação do Enem não é pessoal, ela deve ser escrita na terceira pessoa do singular. O texto deve ser impessoal, mas apresentar um ponto de vista sobre o tema e argumentar sobre ele.
Falta de progressão
O texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral o tema aponta para um problema, e você deve sugerir uma solução. Comece o texto falando sobre o problema, apresente uma visão sobre ele e estruture seus argumentos. Em seguida apresente uma solução e conclua. O texto que termina em alguma dessas etapas pode ser visto como algo inconclusivo ou até mal escrito, o que pode prejudicar bastante sua avaliação.
Não acabar o texto
A prova tem um tempo de duração, e por isso uma parte de seu tempo deve ser dedicada à redação e outra às questões. Muita gente se descuida desse ponto e acaba tendo que entregar a prova antes de terminar a redação, o que pode prejudicar seu desempenho. Planeje seu tempo e separe pelo menos 70 minutos da prova para a redação.
Desrespeitar os direitos humanos
Mesmo que você não concorde com a proposta do tema, mantenha-se no que é pedido e não desrespeite os direitos humanos. Textos considerados ofensivos e preconceituosos são zerados!
O Enem é uma prova muito importante, e muitos estudantes ficam nervosos com a avaliação. Pratique bastante, tome cuidado com esses errinhos e você se sairá bem!
Quer continuar se preparando? Aqui tem algumas dicas com o que estudar para a prova de matemática do Enem.
Venha para a Prepara!
Se já está pensando no Enem e no seu futuro, a Prepara tem o curso preparatório perfeito para você!