Fiz uma entrevista e não tive resposta. E agora?

Fazer uma entrevista envolve vários processos de ansiedade, tanto antes, que normalmente os candidatos ficam bem nervosos, quanto depois, que bate aquela ansiedade de ficar esperando um feedback. E quando a resposta não vem? O que você deve fazer para conseguir um retorno do processo seletivo? 

 

É lamentável que ainda existam tantos recrutados que “sumam” depois da entrevista e não consigam dar uma resposta esclarecedora para o candidato. Se você já passou por essa situação, entende como é frustrante fazer uma entrevista e não ter uma resposta, se essa é sua primeira vez, confira o que você pode fazer para resolver a situação.

 

Respeite o prazo indicado pelo recrutador

Antes de tomar qualquer atitude é importante respeitar o prazo de resposta indicado pelo recrutador, sejam 2, 5 ou 10 dias. Muitos processos seletivos precisam da decisão de um gestor ou coordenador e na maioria das vezes a resposta atrasa por falta de organização da instituição. É importante manter a paciência e não descontar sua irritação no recrutador, ele está lá para cumprir ordens, e precisa respeitar essa hierarquia dentro da organização. 

Lembre-se também que você não foi o único entrevistado, dentro do prazo estabelecido pelo recrutador está incluso todo o processo que envolve a seleção como fazer entrevistas, avaliar os candidatos e escolher alguém que ele considere adequado para ocupar determinada posição. 

 

Acabou o prazo, posso entrar em contato? 

Se o prazo acabou e o recrutador não deu o feedback que você estava esperando, pode ser que você não tenha sido selecionado para vaga em questão, mas antes de ficar frustrado vale a pena mandar um e-mail ou uma mensagem para confirmar, afinal, muita coisa pode acontecer no meio de um processo seletivo. Em horário comercial mande um e-mail ou uma mensagem ao recrutador, questionando se ele já tem uma resposta sobre o processo seletivo. Seja sutil na mensagem e explique que você ainda está disponível para a vaga e que gostaria de saber se ela ainda está em aberto ou se já foi preenchida por alguém.

Ao receber um feedback negativo, utilize- o a seu favor. Busque melhorar pontos específicos que o recrutador destacou, tanto na entrevista como no currículo, não se frustre e lembre-se que o mercado de trabalho está com muitas vagas abertas. Pedir o retorno referente a entrevista mostra que você realmente se importa com aquela vaga e mesmo que você não seja o escolhido, pode ter certeza que em vagas futuras o recrutador voltará entrar em contato.

 

Gostou de saber o que fazer quando não há o retorno da entrevista? No Blog da Prepara você tem acesso a muitas informações sobre cursos, mercado de trabalho e ofertas de empregos. Conheça todos os cursos que a Prepara tem para te oferecer, acesse já!