Os temas prováveis para a redação do Enem de 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, pode significar o pontapé inicial do jovem para entrar em uma faculdade. E uma das partes mais temidas do exame é a redação: além de criar uma estrutura impecável para o texto, é necessário expor as ideias de forma organizada e dominar o assunto.

O segredo é investir pesado no treino da escrita e no tempo de estudo sobre os assuntos recorrentes em 2018. Para te ajudar, separamos aqui alguns dos temas que podem ser escolhidos para a redação do Enem deste ano:

Os algorítimos e a privacidade on-line

A internet está inteiramente ao nosso dispor 24 horas por dia, mas até que ponto ela é 100% gratuita? Os sistemas digitais precisam alimentar o banco de dados com informações que nós mesmos oferecemos, muitas vezes sem saber. Detalhes como nossas preferências, vivências, conversas, e-mails e mensagens de áudio são apenas alguns exemplos do que os algoritmos das redes sociais captam sobre nossa vida.

A questão é: até que ponto vale a pena permitir sua própria exposição para direcionar tudo o que consumimos na internet? Um dos exemplos desse tipo de invasão foi o vazamento de dados de mais de 50 milhões de pessoas pelo Facebook, usados pela empresa Cambridge Analytica para fazer propaganda política, em março deste ano.

Uma forma de atentar para isso é dar uma atenção especial aos termos de uso de cada rede social e se informar sobre leis que protejam a sua privacidade on-line. Fique atento aos noticiários: saber sobre os acontecimentos que envolvem a rede pode ser útil na hora da redação.

O combate às fake news

As chamadas fake news, tradução de “notícias falsas” em inglês, se alastraram rapidamente como uma epidemia do mundo atual. Com um alto poder de repercussão, as fake news distorcem os fatos e podem gerar prejuízos inimagináveis para o governo e para a sociedade. A internet mudou o modo como as pessoas se informam atualmente.

Dessa forma, muitos utilizam plataformas on-line para manterem-se atualizados. Com isso, o compartilhamento de notícias sem checar a veracidade acaba sendo um problema para a sociedade. Sendo assim, é importante pesquisar como as notícias falsas podem produzir efeitos danosos com consequências indesejadas, gerando danos até mesmo irreparáveis.

Sistema carcerário no Brasil

O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo, com aproximadamente 700 mil presos, mas não possui infraestrutura para comportar esse número. As constantes rebeliões fazem com que esse problema fique cada vez mais evidente. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apresentou no dia 18 de junho o Projeto Sistema Prisional em Números, com o intuito de esclarecer e dar visibilidade aos dados do sistema prisional brasileiro. Para estudar esse assunto, fique atento às principais notícias relacionadas e busque por fontes oficiais.

Padrões de beleza

É possível ter uma beleza de caras, formas e cores diferentes? A sociedade vê cada vez mais a necessidade de superar padrões estéticos impostos há décadas pela nossa cultura, mas a questão é analisar por que ainda se fala nesse assunto em um país com tanta diversidade étnica como o nosso.

Uma forma de expandir os conhecimentos sobre esse tema é pesquisar sobre como a mídia ainda retrata um padrão de beleza preestabelecido no país. Reflita sobre como esse problema poderia ser resolvido, colocando indivíduos e indústria no escopo.

Porte de armas

O Estatuto de Desarmamento (Lei Nº 10.826/2003) regulamenta o porte de armas no Brasil desde 2005, com o intuito de reduzir a violência e os crimes no país. Porém, vem acontecendo exatamente o contrário: o Brasil tem uma taxa de mortes com armas de fogo 50 vezes maior que os Estados Unidos, que têm como direito do cidadão o porte individual de arma. Estude sobre como as consequências do armamento da sociedade podem afetar ou não a criminalidade no país.

Obesidade crescente

Quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo estão acima do peso. Os problemas com a obesidade se desenvolvem na infância e permanecem na adolescência até a vida adulta. É importante buscar a raíz do problema e refletir sobre quais seriam as alternativas para contornar esse crescimento, inclusive no Brasil. Para estar atento ao tema, busque por informações oficiais em sites de busca e de saúde, dicas de como iniciar um tratamento para prevenir a obesidade, a importância dos esportes e como isso pode alterar esse problema de saúde no país.

Lembre-se de que, independentemente do tema da redação do Enem, você precisa apresentar o problema ao leitor, mostrar suas consequências e as soluções para ele, concluindo com o seu argumento inicial. Confira outros posts que podem te interessar:

Dicas para escrever uma ótima redação no Enem

Erros que você não pode cometer na redação do Enem

Dicas para mandar bem na redação do Enem

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Clique aqui e conheça nosso curso preparatório para o Enem!