Micro:bit: o que é e como é utilizado no aprendizado da robótica?

O micro:bit é conhecido pelo seu potencial surpreendente para a programação. Apesar do tamanho extremamente pequeno, a plaquinha não desaponta e é uma ótima ferramenta para aprender a escrever códigos e dar vida a criações interessantes. Além de aproximar os estudantes do universo da programação, o micro:bit ainda contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração. Vamos conhecê-lo?

O começo de tudo

Desenvolvido para auxiliar diretamente no ensino da programação para crianças e adolescentes, o micro:bit é um projeto da BBC, corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido. A criação da placa começou  na década de 80, quando a emissora deu início a um programa educacional que buscava promover a aproximação das crianças com o universo dos computadores e despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia.

Da iniciativa, nasceu o BBC Micro, computador criado em parceria com a Acorn Computers, cujo sistema foi a grande inspiração para o micro:bit. A plaquinha nasceu apenas em 2015, ano em que a estatal também divulgou sua iniciativa Make It Digital, voltada ao incentivo dos “visionários do futuro”. Atualmente, o micro:bit é considerado uma ferramenta extremamente interessante e divertida para o ensino de programação, com preço acessível, versatilidade e muita facilidade para programar.

Conheça o micro:bit


O micro:bit é uma ótima opção para o ensino da programação para crianças e adolescentes (Divulgação/Microbit.org)

Apesar dos seus cinco centímetros, o micro:bit é uma ferramenta poderosa! O gadget leva um processador ARM de 32 bits com baixo consumo de energia. Tem uma porta micro usb e também conector para duas baterias externas - duas pilhas formato AAA. O micro:bit tem um botão reset e dois botões programáveis, intitulados A e B. O estudante também pode fazer uso das suas cinco extensões O/I.

O dispositivo traz uma matriz com 25 leds vermelhos, dispostos no formato 5 x 5, cuja luz pode ser programada para exibir mensagens ou formar imagens. Os pinos dourados, localizados na base da placa, permitem conexão com outros dispositivos. O Bluetooth também pode ser utilizado para conectá-lo a tablets, smartphones ou outros micro:bits.

A placa já vem com sensores interessantes integrados. Entre eles, termômetro (temperatura), luxímetro (intensidade da luz), magnetômetro (campos magnéticos) e acelerômetros (movimentação e aceleração).

Passo a passo para programar

O micro:bit é uma plataforma extremamente fácil de ser programada. O site oficial disponibiliza dois ambientes de programação, ambos gratuitos e on-line; ou seja, rodam no navegador e sem a necessidade de instalar qualquer software no seu tablet ou computador.

Para os iniciantes, o JavaScript Blocks Editor é uma opção interessante, já que combina códigos pré-definidos em blocos, dinamizando o processo de aprendizagem. O aluno ainda pode escrever os códigos e testá-los em um ambiente virtual especial - uma solução interessante para quem ainda não pode adquirir um micro:bit físico. A plataforma também permite a migração do código para a linguagem JavaScript, o que proporciona ao aluno a oportunidade do contato com essa linguagem profissional e amplamente utilizada no mercado.

O outro ambiente de programação disponível utiliza a linguagem Phyton, muito interessante e igualmente poderosa. Esse sistema traz recursos básicos, mas ainda permite que o usuário explore recursos mais avançados, como síntese de voz e armazenamento de dados locais.

Depois de desenvolver o seu próprio programa, o aluno deve apenas realizar o download do arquivo, que será fechado no formato .hex, e transferi-lo para o seu micro:bit. O processo é rápido e sinalizado pelo pequeno led amarelo, localizado ao lado do botão reset.

Infinitas possibilidades

Não há dúvidas de que um dos maiores diferenciais do micro:bit é a possibilidade de deixar a imaginação correr solta e dar origem a sistemas extremamente interessantes e divertidos. A placa pode ser usada para criar um pequeno crachá eletrônico, um contador de passos e até mesmo um termômetro que realiza aferições instantâneas. A marca também disponibiliza uma sessão em seu site com muitas ideias e projetos para inspirar crianças, adolescentes e professores ao redor do mundo!

O micro:bit pode ser uma ferramenta muito interessante para aproximar as crianças e adolescentes do universo da programação, auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico, da curiosidade e da concentração.

A Prepara Cursos oferece o ensino com o micro:bit e muito mais! Não deixe de conferir os  nossos cursos oferecidos na unidade mais próxima de você.

Se você se interessa pela área tech, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:

Como a robótica pode te ajudar na escola

7 habilidades essenciais para os profissionais de tecnologia da informação

INFOGRÁFICO: Como aproveitar o tempo livre sem deixar de aprender coisas novas?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!