Curso Gratuito
Pare para pensar um minuto. Qual é a pergunta que você mais responde desde que você é criança? Pense um pouco… nas festas de família, nas reuniões… sim, esse mesmo! “O que você vai ser quando crescer?” Todos já respondemos essa pergunta pelo menos 100 vezes ao longo da vida. E as respostas já foram as mais variadas: bailarina, bombeiro, jogador de futebol, médico, cientista entre outros.
Dependendo do nosso momento da vida, conforme vamos crescendo e amadurecendo nossos objetivos profissionais também vão mudando e se ajustando a nossas personalidades e interesses. Veja que falamos em interesses e não habilidades ou capacidade, são coisas diferentes e precisamos ter isso claramente em mente. Ao longo desse nosso encontro vamos ver essas diferenças com cuidado.
Vale dizer que apesar de serem coisas diferentes alguns aspectos similares tanto seus interesses como suas capacidades e habilidades não são fixas, imutáveis ao longo da vida, muito pelo contrário são flexíveis, modificam constantemente e isso é normal. Manter sua capacidade de mudar pode ser uma grande vantagem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.
Realização da trilha de aprendizagem, por meio de vídeoaulas, livro didático e autoavaliação.
Você pode ouvir os podcasts ou assistir aos vídeos das aulas quando e como desejar! O conteúdo fica disponível por tempo indeterminado.
Não. As aulas são individuais.
Levando em consideração o tempo que você pode levar para pesquisar e se aprofundar em cada tema abordado, o curso foi dimensionado para uma carga horária de 4 horas.
Em breve, entraremos em contato para finalizar sua matrícula.
Acesse o curso com os dados abaixo:
Anote seus dados de acesso e clique no botão abaixo para acessar a plataforma.
Acessar PlataformaA Prepara IA é a primeira escola do Brasil a integrar Inteligência Artificial em todo o processo de aprendizagem. Aqui, cada aula começa com um desafio real, e você usa IA para pesquisar, criar, testar e revisar suas entregas — exatamente como o mercado exige.
Como funciona:
Desafios reais desde a primeira aula
Cada módulo começa com um problema prático, que exige análise, criação e solução.
IA dentro do seu processo
Você usa inteligência artificial para pesquisar, estruturar ideias, testar caminhos e revisar suas próprias entregas.
Mentoria humana que potencializa seu raciocínio
O professor atua como mentor, provocando, corrigindo e orientando você a pensar melhor com IA.
Histórias de sucesso que começaram aqui
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
Trabalho, emprego, trampo, job, labuta, serviço… não importa o nome que se dê, esse é o anseio de todos, não importa a idade ou estágio da carreira profissional, todos querem estar ativos, querem se produtivos e terem onde desempenhar suas funções.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo dos candidatos o domínio de diferentes conhecimentos e desenvolvimento de uma série de habilidades, mas não para por aí, não basta ter aprendido é preciso continuar a aprender.
Essa é uma imposição do mercado atual, não tem como se esconder, todos estamos sujeitos às exigências do mercado de trabalho.
Esse panorama trouxe uma série de novos termos que temos para lidar, como: lifelong learning (termo em inglês para aprendizado contínuo), melhoria contínua, metodologias ágeis e outros. Não basta ter um bom currículo hoje, se não houver permanente atualização e aprimoramento, o excelente currículo de hoje pode ser ineficiente amanhã para a mesma função.
Produzir um bom currículo também não é o bastante para garantir que seja avaliado ou considerado para uma vaga. Há muito mais envolvido em um processo de seleção que somente um bom currículo.
A participação no mercado de trabalho não depende somente de um bom currículo ou de uma boa entrevista e nem mesmo da contratação e sim, da real capacidade de desempenhar um bom negócio. De nada adianta ser contratado e não ter condição de desempenhar a função, não é mesmo? E sabe que isso conta na hora que seu currículo é avaliado? O tempo que você fica em uma empresa também é fator indicador de uma série de informações relevantes para os recrutadores, como resiliência profissional, se você consegue superar os obstáculos e desafios de um trabalho ou função ou se desiste no primeiro minuto que as dificuldades aparecem.
No mesmo sentido de nada adianta ter muitas habilidades, conhecimentos e experiências e não ser capaz de construir um currículo que reflita essas informações de forma positiva.
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
Em 2022 são 6.6 bilhões de smartphones no mundo, segundo dados do site Statista/cuponation, lembrando que hoje a população mundial é de 8 bilhões de pessoas no total, o que indica que quase a totalidade dos adultos no mundo tem um telefone celular.
Já faz um certo tempo que celular deixou de ser um aparelho destinado somente a ligações telefônicas, atualmente todas as atividades de nossas vidas estão no celular: pagamento de contas, conta bancária, Email, jogos, música, fotos e sim, as mídias sociais.
Há quem veja a mídia social como um espelho da vida real e alguns mais realistas que veem a vida que é retratada na mídia social como uma fantasia; não importa qual a ideia com que você se identifique mais, todos reconhecemos os impactos das mídias em nossa vida rotineira. Verdadeiro ou não as mídias sociais retratam uma versão sua e é preciso estar atento se essa versão retratada reflete quem você realmente é como pessoa e profissional, os empregadores e clientes estão de olho em suas redes e não raramente nas próprias inscrições da vaga já se perguntam sobre suas mídias sociais e hábitos digitais.
Pare por um minuto e reflita: quanto tempo demora para você pegar o celular assim que você acorda?
Que as mídias sociais afetam diretamente nossas vidas, todos vivenciamos, mas e nosso trabalho, como as mídias sociais afetam nossa produtividade, relação com colegas de trabalho, desempenho e performance profissional?
Mas será que as mídias sociais só trazem efeitos negativos para nossa vida profissional? Para alguns as mídias sociais se tornaram empregos, bastante lucrativos. Como podemos usar essas ferramentas como potencializador de nossas atuações profissionais e de aprimorar nossas habilidades, esse também é um dos pontos que passamos a tratar a diante
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
“O tempo é sagrado porque não está à venda” (POUND, 1885, s.p.).
Organização
Prazos cada vez mais apertados, horários, agenda cheia, trânsito engarrafado, mensagens fazendo plim plim todo o tempo no celular, boletim das crianças, mensagens de voz do chefe, reunião virtual pós trabalho, festa da escola, cartolina para o trabalho de artes, supermercado, jantar, vida saudável, exercício físico, boletos vencendo e vencidos, treinos de futebol, metas, reunião de condomínio… poderíamos listar outras mil atividades que uma pessoa normal tem que lidar diariamente.
A frase trabalhe enquanto seus concorrentes dormem, criou uma cultura distorcida do que é trabalho e sucesso. Sucesso é um conceito pessoal. Sucesso é estar exausto o tempo todo? Sucesso é estar isolado de todos? Fora dos eventos sociais familiares e do ambiente que se vive. A ciência e a própria experiência dizem ao contrário em um mundo que exige cada vez mais um processo de tomada de decisão rápido e capacidade de inovação, pessoas exaustas e isoladas têm baixa produtividade pouca capacidade de tomada de decisão por mais desenvolvida que seja significativamente reduzida.
Como equilibrar todos os afazeres da vida profissional, as demandas da vida familiar e pessoal? Como dividir o tempo de forma a atender todas essas necessidades? Existem diversas técnicas que nos auxiliam na gestão do tempo, nas melhores práticas para administrar nosso tempo e alcançar maior produtividade e rendimento profissional assim como, maior satisfação pessoal.
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
Empatia, é uma das palavras que mais temos ouvido nos últimos tempos e tem papel de extrema relevância quando o assunto é relacionamento interpessoal. Nesse módulo vamos conversar sobre a empatia, seu conceito verdadeiro e desmistificar as percepções equivocadas sobre esse aspecto da inteligência emocional, isso mesmo, a empatia é um aspecto da inteligência emocional (é competência comportamental), é uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal para ser aplicada na vida como um todo, no âmbito profissional ou pessoal.
É uma potente ferramenta de melhoria de performance. Não envolve usar mais emoção no trabalho como pensam algumas pessoas, e sim, usar de forma produtiva as emoções que todos temos. A ideia é fazer com que as emoções atuem de forma produtiva e positiva na atuação profissional. É uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho moderno, assim como, também é valiosa para quem tem um bom nível de inteligência emocional.
Aliada a ideia de voluntariado esse conceito ganha um impacto e um poder transformador ainda maior na sociedade civil. A atuação dos voluntários é fundamental para manter o equilíbrio social em tempos de tão severas desigualdades.
Você já deve ter ouvido a frase “ou mude ou morra”, certo? Essa continua sendo uma verdade, mas uma outra versão se aplica 100% para a vida moderna, “ou se atualize ou morra para o mercado de trabalho”. Mais do que por obrigação é preciso desenvolver e manter a curiosidade pela vida e pela vida digital, sim há vida digital para todos, mesmo os que dizem que não tem mídia social. Vida digital envolve mais do que uma escolha pessoal e infelizmente ou felizmente não podemos nos retirar ou renunciar o mundo digital.
Os seus dados de previdência, do FGTS, notas da escola (mesmo que você vá todos os dias a escola e não tenha uma aula digital se quer), carteira de identidade, carteira de motorista, título de eleitor, cartão de vacina, conta em banco, cartão de crédito, aplicativos de transporte etc., todas essas informações são hoje dados, quase 100% digitais. Justamente por isso, a enorme preocupação atual com a proteção dos dados digitais, com a Lei de Proteção de dados (LGPD), vale para todos os tipos de negócio e é um direito de todos os cidadãos, digitais ou analógicos, aliás os seres analógicos já são uma raridade no mundo, seja para marcar uma consulta médica ou saber notas é necessário o acesso à internet e é preciso compreender não só como isso influência o nosso dia a dia, mas também como as evoluções dessas tecnologias podem afetar nossa forma de viver.
Essa é nossa proposta aqui; vamos conhecer um pouco mais de uma das mais revolucionárias tecnologias disponíveis, a que se propõe a construir uma vida e um mundo digital por completo, o metaverso.
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
Evolução significa transformação, mudança, expansão, desenvolvimento, progresso e avanço. Todas essas palavras ouvimos constantemente hoje em dia, não é? A transformação dos últimos anos foi intensa e alcançou todas as áreas da vida rotineira de hoje nem se compara a de 20 ou 30 anos atrás e essas transformações foram acontecendo cada vez com mais velocidade.
Pense na vida dos nossos avós, era totalmente diferente, sem alguns dos confortos e conveniências da vida moderna, como micro-ondas, aplicativos, telefones celulares. O telefone é uma boa ferramenta para analisarmos essa evolução digital e o impacto dela na vida das pessoas; o telefone era fixo e analógico, depois se tornou celular móvel evoluiu depois para smartphone. A TV era preta e branca, os bancos só existiam nas agências, tudo acontecia longe de nossos celulares e a vida moderna está quase completamente armazenada em nossos celulares, registros de momentos felizes, festas, conta bancária, documentos, agenda, exames médico, séries e jornais, tem mesmo tudo até comunicação, só que agora nada de fios como antes, agora via aplicativos de comunicação e mídia social.
É preciso estar atento que evoluir não é romper, envolve sim, continuidade, mudança de estado para outro, mas a essência se mantém, ainda que completamente diferente. O processo de evolução agrega valor ao objeto ou serviço, isto é, se faz uma melhoria em relação a versão anterior. Além de continuidade, evolução também pressupõe aceitação do novo, está diretamente relacionada a inovação e renovação.
Chega de enrolação na profissão, né?
Na Prepara o papo é sério e te coloca no mercado de trabalho.
Foi-se o tempo em que uma pessoa iniciava sua carreira e terminava em um mesmo emprego, como eram com nossos pais e avós. O mercado de trabalho está em constante transformação e o mercado de hoje é completamente diferente do mercado de 10 anos atrás, sem risco de errar podemos dizer 5 anos atrás. O mercado de trabalho, inevitavelmente, reflete as transformações do ambiente, e vivemos tempos de fortes transformações em diferentes setores.
Um dos fatores que mais promoveram transformações no mercado de trabalho foi o avanço de tecnologias de diferentes tipos, sim, a internet é, talvez o principal desses fatores. O desenvolvimento do ambiente digital, não só transformou o modelo de trabalho, como mudou o trabalho como um todo! As tecnologias mudaram como trabalhamos, hoje o trabalho remoto é uma realidade, como também abriu um leque enorme de oportunidades.
Cada vez mais utilizamos tecnologia para o desempenho de nossas profissões, assim como, também dominaram boa parte de nossa vida pessoal como as mídias sociais. Não foi só o mercado e o ambiente de trabalho que foram transformados pelas tecnologias, as profissões também sofreram grandes mudanças e algumas foram extinguidas pelo avanço das tecnologias, um bom exemplo são as bancas de jornais e revistas, onde todo mundo parava pela manhã para ver as notícias e novidades do dia, o que hoje se equivale a rolar o feed ou a tela do celular no caminho do trabalho