O início de uma trajetória brilhante: Conheça a história da Prepara Cursos.

Destaque no cenário nacional de educação, a história da Prepara Cursos começou em 2004 como fruto da experiência de seu presidente e fundador Rogerio Gabriel com a sua primeira empresa, a Precisão Informática.

O negócio, uma rede de produtos de informática que figurou entre as 100 maiores e melhores do setor no País à época, se tornou commodity e a decisão foi de fechar as portas.

Entusiasta da tecnologia e da inovação, e hoje um empreendedor admirado e reconhecido nacionalmente, Gabriel fundou a Prepara Cursos no intuito de atender à demanda do mercado por profissionais qualificados.

A Prepara nasceu como uma escola de informática.

Questionando o modelo tradicional de educação da época, a escola inovou na maneira de ensinar jovens e adultos.

Já no início, adotou o sistema híbrido de ensino, que une a figura do educador a recursos tecnológicos e possibilita que alunos de uma mesma sala aprendam no seu próprio ritmo.

"Apostamos na nossa expertise em educação para oferecer aulas individuais, no computador e com o apoio de orientadores em sala de aula, de forma revolucionária e eficiente."

Rogerio Gabriel, Fundador MoveEdu

A entrada da Prepara Cursos no franchising

No início de 2007, a Prepara Cursos já era uma rede de 20 escolas – entre próprias e terceiras.

Naquele ano, a marca filiou-se à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o modelo de franquias se tornou a principal ferramenta de expansão da rede.

“Nunca me faltou convicção em relação ao modelo. Era inovador, robusto e representava um diferencial no mercado”, afirma Rogerio Gabriel.

Nesse momento, a Prepara começou a chamar a atenção da mídia e a prêmios de entidades do setor de franchising , especialmente da ABF.

No final daquele ano, a marca já estava presente em 30 endereços diferentes.

As premiações na história

Em 2008, a Prepara Cursos faturou o prêmio de Melhor Franquia Emergente da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

Nos anos seguintes, foi eleita quatro vezes como a Melhor Franquia de Cursos e Treinamentos do Brasil pelo veículo.

Nas chancelas da PEGN, a Cursos totaliza sete selos como franquia cinco estrelas pelo anuário de franquias da revista.

Como associada ABF, recebeu por dez anos consecutivos o Selo de Excelência em Franchising (SEF), o maior reconhecimento do setor de franquias do nosso País.

O prêmio TOP 25 do Franchising, do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria de redes de negócios e franquias, é mais um reconhecimento conquistado por três vezes na história da Prepara Cursos.

Aposta na empregabilidade

Em 2012, a Prepara deu início a um projeto focado na empregabilidade dos alunos: o Programa Mais Empregos (PME).

A iniciativa visa encaminhar estudantes para as melhores vagas do mercado de trabalho no Brasil.

“Mesmo não se tratando de uma atividade diretamente ligada ao setor de educação, é coerente com a nossa missão, já que o aluno faz um curso com o objetivo de encontrar um emprego”, explica Rogerio Gabriel.

O Programa Mais Empregos construiu uma ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho.

A Prepara Cursos hoje

Ao lado de outras grandes redes, Prepara Cursos faz parte do maior grupo de franquias de ensino profissionalizante do Brasil: o Grupo MoveEdu.

Voltada para jovens que buscam entrar no mercado de trabalho, a Prepara é a escola mais moderna de educação profissional do País.

Com mais de 400 unidades de norte a sul do Brasil, ocupa a 38ª posição no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising em 2020.

Hoje, com mais de 15 anos de história e atuação no mercado, é considerada a maior rede de ensino profissionalizante do Brasil.