As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já foram divulgadas pelo Inep. Com certeza você já deve ter conferido o seu resultado, certo? Mas, em seguida, podem ter surgido algumas dúvidas sobre como usar essa nota para ingressar nas universidades e fazer um curso de ensino superior. Há algumas possibilidades de isso acontecer, tanto para instituições públicas quanto para as privadas. Quer saber mais? Confira neste post!

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estará com as inscrições abertas a partir do dia 5 de fevereiro, até o dia 12 do mesmo mês. Esse é um programa para estudantes ingressarem em cursos de ensino superior pelo financiamento dos custos da universidade. Para participar, é feita uma análise socioeconômica e é preciso ter participação comprovada em uma das edições do Enem a partir de 2010, não zerar a redação e ter uma nota mínima de 450 pontos nas áreas do exame.

Prouni

Por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), os estudantes de baixa renda têm a chance de conseguir bolsas de estudo, integrais ou parciais, em universidades particulares. É preciso ter feito uma edição anterior do Enem, ter nota superior a 450 nas áreas de conhecimento e ter nota maior que zero na redação. Além disso, é necessário ter renda inferior a três salários mínimos e ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular, sendo a última com bolsa integral.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), dá a chance aos estudantes de concorrer a vagas para cursarem a graduação em universidades públicas de todo o Brasil. As inscrições do primeiro semestre já foram encerradas, mas é possível fazer a inscrição em junho. Para isso, é necessário ter feito a edição do Enem do ano anterior - neste caso, a de 2019 - e não ter zerado a redação. 

O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso e faculdade, de acordo com a sua preferência e as vagas abertas nas universidades participantes do Sisu. Ao final do prazo de inscrição, os melhores candidatos de cada curso serão selecionados, de acordo com as notas do Enem 2019. 

Universidades particulares

Algumas universidades privadas aceitam o Enem no processo seletivo de ingresso nas graduações. As instituições podem optar por substituir o próprio vestibular pelas notas dos estudantes no Enem ou oferecer bolsas de estudos com base no exame. Esses casos variam entre as universidades, por isso é importante saber como são as formas de ingresso nos locais de estudo desejados e quais são os requisitos para obter uma bolsa de estudos.

Essas são as formas de usar a nota do Enem aqui no Brasil! Confira também o post que fizemos sobre como usar a nota do Enem para estudar numa universidade do exterior e acompanhe o nosso blog:

Como estudar melhor matérias de que você não gosta

Dicas pós-Enem: o que aprender e como esperar a nota?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!