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O Microsoft Excel é uma ferramenta muito usada no mercado de trabalho, principalmente porque ele oferece várias funcionalidades práticas que ajudam no dia a dia de qualquer profissão.

E como qualquer vaga de emprego possivelmente vai exigir o uso do Excel, é importante que você saiba mexer neste queridinho. Então, no artigo de hoje você vai conferir algumas fórmulas essenciais para qualquer finalidade no Excel, desde organização de tarefas até controle financeiro.

Vamos lá?

As fórmulas mais úteis do Excel

Seja para organizar a sua vida pessoal ou otimizar os processos da sua vida profissional, o Excel pode ser extremamente útil.

Então, vamos conhecer as fórmulas mais usadas e também mais funcionais para qualquer tipo de rotina:

Fórmula de soma

A função de soma do Excel facilita o dia a dia e permite que você consiga focar melhor em tarefas mais específicas.

E para usá-la é muito simples: basta você inserir =SOMA em alguma célula e selecionar aquelas que você quer incluir.

E para não ficar repetindo as células, como C1, C2, C3 e C4, você pode só separá-las por dois pontos: C1:C4. Assim, a fórmula vai pegar desde a célula C1 até a célula C4.

Fórmula de subtração

A fórmula de subtração é semelhante à fórmula de soma: você só vai adicionar o tracinho de negativo (-).

Então, uma fórmula ficaria: =C9-(SOMA(C2:C7)). Assim, você mantém a fórmula da SOMA, mas coloca o sinal de subtração para que o resultado retire algum valor daquele resultado total.

Fórmula de multiplicação e divisão

A fórmula de multiplicação é caracterizada pelo uso do asterisco (*). Então, basta inserir =B1*D5 para ter o resultado.

E para dividir, você usará a barra (/). Não tem complicação: é só lembrar dos sinais e selecionar as células que precisam entrar na equação!

Fórmula para cálculo de média

Isso pode ser surpreendente para você, mas a fórmula para calcular a média de valores numéricos também se assemelha à fórmula de soma.

Pois é! Para encontrar a média, basta usar =MÉDIA() e colocar dentro dos parênteses as células que você precisa encontrar o valor médio.

Fórmula para arredondar números

E arredondar também é bem simples: use =ARREDONDAR.PARA.BAIXO ou =ARREDONDAR.PARA.CIMA para obter um valor aproximado dos valores.

Fórmula para saber dias entre uma data e outra

Para se programar com sua agenda e ter mais agilidade no dia a dia, o Excel também funciona muito bem!

Você pode usar =DIAS e selecionar as células desejadas para conferir quantos dias tem entre uma data e outra.

E se você precisar desconsiderar os fins de semana e alguns feriados, é só usar =DIATRABALHOTOTAL. Assim, o sistema exclui dias que não sejam considerados úteis.

Existem muitas outras fórmulas de Excel que podem facilitar a sua vida e te ajudar a se destacar naquela vaga de emprego.

Esperamos que estas dicas te ajudem e que você consiga explorar cada vez mais o potencial do Excel!